O ENSINO DO TEOREMA DE PITÁGORAS PARA UMA ALUNA COM PROBLEMAS VISUAIS UTILIZANDO O GEOPLANO E O MATERIAL DOURADO

  • Natália Taíse de Souza UNIBAN – SP
  • Irio Valdir Kichow UFGD
Palavras-chave: Geoplano, Material Dourado, Teorema de Pitágoras, Deficiência Visual, Inclusão

Resumo

Este trabalho apresenta um recorte da pesquisa que culminou na elaboração de Trabalho de Conclusão de Curso e no pré-projeto para o Mestrado em Educação Matemática na UNIBAN/SP. Seu objetivo foi analisar como uma pessoa que aprendeu Matemática sem enxergar consegue assimilar os conceitos matemáticos quando recupera a visão. A mesma foi desenvolvida numa escola estadual da cidade de Dourados/MS, com a participação de uma aluna do 3º ano do Ensino Médio, cujo histórico de vida retira-lhe a visão do olho direito, quando era recém-nascida. Após um curto intervalo de tempo, adquiriu catarata no olho esquerdo e sua capacidade de visão foi diminuindo, até a perda quase total da visão, o que acarretou no abandono da vida escolar logo no início de sua vida. Depois de anos ela aprendeu o Sistema Braille e retornou à escola. Recentemente, após uma cirurgia de remoção da catarata ela está recuperando parcialmente a visão. Durante o desenvolvimento desta pesquisa percebeu-se a capacidade do geoplano e do material dourado como recurso didático no ensino de geometria plana, mais especificamente, para ensinar perímetro e área de triângulos e retângulos. O trabalho apresenta uma descrição e análise das atividades desenvolvidas com esses materiais para ensinar o teorema de Pitágoras. 

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Seção
Trabalhos de Comunicação Oral - XV SESEMAT - 2021