PESQUISAS BRASILEIRAS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA ENVOLVENDO A OPERAÇÃO ARITMÉTICA DA DIVISÃO
Resumo
Este texto é resultado de um estudo que objetivou elencar e discutir a produção científica brasileira em Educação Matemática na última década (2000 a 2010) referente à operação de divisão. O interesse por essa investigação surgiu do exercício de levantamento bibliográfico para uma pesquisa de mestrado em andamento no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso na linha de pesquisa de Educação em Ciências e Educação Matemática, que visa investigar as práticas e concepções docentes sobre o ensino de divisão. A coleta de informações se deu por meio de uma busca de teses e dissertações em bancos de instituições como a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), além de bibliotecas virtuais de algumas universidades brasileiras com significante produção de pesquisas em Educação Matemática. Depois de refinar nossa busca, que chegou ao número de dezenove investigações com a temática pesquisada, as quais, quando possível, foram capturadas e analisadas individualmente priorizando os objetivos ou a problemática investigada, a fundamentação teórica, a metodologia e os resultados obtidos. Após o estudo individual fizemos uma análise geral e tecemos alguns comentários. Classificamos esta investigação como um exercício de mapeamento, que pode auxiliar pesquisadores, assim como nós, interessados na divisão como objeto de pesquisa a se aproximar do conhecimento já produzido com essa temática e melhor situar seus trabalhos diante desse quadro, além de contribuir também para o reconhecimento de temas que precisam ser mais aprofundados ou que ainda não receberam atenção de pesquisadores.
Referências
ALMOULOUD, Saddo Ag. Fundamentos da didática da matemática. Curitiba: Ed. UFPR, 2007.
BENVENUTTI, Luciana Cardoso. A operação divisão: um estudo com alunos de 5ª. Dissertação (Mestrado). Universidade do Vale do Itajaí – UNIVALE, Itajaí (SC): 2008.
BORBA, Marcelo de Carvalho e ARAÚJO, Jussara de Loiola. Construindo pesquisa coletivamente em Educação Matemática. In: BORBA, Marcelo de Carvalho e ARAÚJO, Jussara de Loiola (orgs.). Pesquisa Qualitativa em Educação Matemática. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.
CAMPOS, Edileni Garcia Juventino de. As dificuldades na aprendizagem da divisão: analise da produção de erros de alunos do ensino fundamental e sua relação com o ensino praticado pelos professores. Dissertação (Mestrado). Universidade Católica Dom Bosco – UCDB, Campo Grande (MS): 2007.
CASSIANO, Milton. O jogo do NIM: uma alternativa para reforçar o algoritmo da divisão no sexto ano do ensino fundamental. Dissertação (Mestrado). Pontifícia Universidade Católica – PUC, São Paulo (SP): 2009.
CASTELA, Cristiane Attili. Divisão de números naturais: concepções de alunos da 6ª série. Dissertação (Mestrado). Pontifícia Universidade Católica – PUC, São Paulo (SP): 2005.
CHARLOT, Bernard. A pesquisa educacional entre conhecimentos, políticas e práticas: especificidades e desafios de uma área de saber. In: Revista Brasileira de Educação v. 11 n. 31, p.7-18, jan./abr. 2006.
DRABIK, Vivian Ribeiro. Algoritmos da divisão: oralidade e escrita nas práticas de numeramento-letramento escolares. Dissertação (Mestrado). Universidade São Francisco – USF, Itatiba (SP): 2008.
FIGUEIREDO, Arthane Menezes. Notações escritas na apropriação de um conceito matematico: uma analise de resolução de problemas de divisão por partição e qotição por crianças da 4ª série do ensino fundamental, individualmente e em díades. Dissertação (Mestrado). Universidade Federal do Amapá, UNIFAP, Macapá (AP): 2008.
FONSECA, Fábio Luís. A divisão dos números racionais decimais: um estudo disgnóstico junto a alunos de 6ª série. Dissertação (Mestrado). Pontifícia Universidade Católica – PUC, São Paulo (SP): 2005.
FURASTÉ, Pedro Augusto. Normas técnicas para o trabalho científico: elaboração e formatação. 14. Ed. Brasul. Porto Alegre, 2008.
GAMBOA, Silvio S. Epistemologia da pesquisa em educação. Dissertação de Mestrado. Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP. Campinas (SP), 1987.
GIL, Antônio Carlos. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. 4. ed. São Paulo: Atlas, 1999.LACERDA, Alan Gonçalves. A interpretação e a comunicação das regras matemáticas na resolução de problemas de divisão por alunos da 5ª série do ensino fundamental. Dissertação (Mestrado), Universidade Federal do Pará – UFPA, Belém (PA): 2010.
LAUTERT, Síntria Labres. As dificuldades das crianças com a divisão: um estudo de intervenção. Tese (Doutorado), Universidade Federal de Pernambuco - UFPE, Recife (PE): 2005.
LAUTERT, Síntria Labres. A representação de operações e problemas de divisão em criança: da linguagem oral para outras formas de representação. Dissertação (Mestrado), Universidade Federal de Pernambuco - UFPE, Recife (PE): 2000.
MARANHÃO, Tatiane Aparecida. Resolução de problemas que envolvem divisão, por estudantes de cursos de Pedagogia. Dissertação (Mestrado). Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS, Campo Grande (MS), 2010.
MARTINS, Maria Sara Abdalla. Um estudo sobre a influência de um método diferenciado na solução de problemas de divisão. Dissertação (Mestrado). Centro Universitário Moura Lacerda – CUML, Ribeirão Preto (SP): 2004.
MELLO, Telma Assad. Argumentação e metacognição na solução de problemas aritméticos de divisão. Dissertação (Mestrado). Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP, Campinas (SP), 2008.
MOLINARI, Adriana Maria Corder. Representação e solução de problemas aritméticos de divisão: um estudo dos procedimentos empregados por alunos do Ensino Fundamental I. Tese (Doutorado), Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP, Campinas (SP), 2010.
NEVES, Regina Da Silva Pina. A divisão e os números racionais: uma pesquisa de intervenção psicopedagógica sobre o desenvolvimento de competências conceituais de alunos e professores. Tese (Doutorado), Universidade de Brasília – UNB, Brasília, 2008.
NHONCANCE, Leandro. A calculadora do celular na sala de aula: uma proposta para a exploração da divisão inexata no Ensino Médio. Dissertação (Mestrado). Pontifícia Universidade Católica – PUC, São Paulo (SP): 2009.
NICOLODI, Josiane Elias. O conhecimento dos alunos de primeira série do ensino fundamental sobre a divisão. Dissertação (Mestrado). Universidade do Vale do Itajaí – UNIVALE, Itajaí (SC): 2009.
VASCONCELOS, Cheila F. B. Silva. A (re)construção do conceito de dividir na formação dos professores: o uso do jogo como recurso metodológico. Dissertação (Mestrado). Universidade Federal de Alagoas – UFAL, Maceió (AL), 2008.
WALLAUER, Andrea. Reflexões sobre a construção da operação de divisão em crianças de 1ª e 2ª séries de classes multisseriadas. Dissertação (Mestrado). Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRS, Porto Alegre (RS): 2006.