O DIÁLOGO E A AÇÃO DE PERGUNTAR NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
Resumo
No presente texto faço uma revisão do conceito de diálogo proposto por Alrø e Skovsmose (2004) e descrito como forma especial de comunicação para promover a aprendizagem. Caracteriza-se teoricamente pelas ações de realizar uma investigação, correr riscos e promover a igualdade, e empiricamente por oito atos dialógicos: estabelecer contato, perceber, reconhecer, posicionar-se, pensar alto, reformular, desafiar e avaliar. A ação de perguntar é contextualizada com base em pesquisas sobre os tipos e as finalidades das perguntas dos professores. Após relacionar as perguntas presentes no diálogo com os oito atos dialógicos do Modelo de Cooperação Investigativa, destaco a ação de perguntar como um ato geral de caráter disparador e integrador dos demais atos dialógicos, e convidativo à participação no diálogo. Com base na discussão teórica a respeito do conceito de diálogo e da ação de perguntar, e na possível relação entre ambos os conceitos, apresento a pesquisa de doutorado que venho realizando. O objetivo geral da investigação é elucidar os processos de planejamento e de efetivação do diálogo dos estagiários e seus alunos nas aulas de matemática. A pesquisa fornecerá indícios para retroalimentar a formação dos professores com vistas a desenvolver práticas sistemáticas ao longo da formação que proporcionem aos futuros professores espaços para refletir e vivenciar os processos relacionados ao diálogo como forma de gerar aprendizagem e, em especial, criar oportunidades para desenvolver a habilidade de perguntar.
Referências
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