O JOGO NO ENSINO DE MATEMÁTICA: AS CONCEPÇÕES DE QUATRO PROFESSORES

  • Renata Viviane Raffa Rodrigues Universidade Federal da Grande Dourados – UFGD
  • Viviane Estevo Cezário Vasques Universidade Federal da Grande Dourados – UFGD
Palavras-chave: Concepções, Professores, Jogos, Ensino de Matemática

Resumo

A identificação das potencialidades dos jogos em relação ao ensino e aprendizagem de Matemática também exige um olhar para suas restrições. Por isso o frequente reconhecimento, notado no discurso dos professores, do uso de jogos como alternativa metodológica para oportunizar o ensino de Matemática gerou o objeto de análise do estudo apresentado. Nessa direção, este texto procura apontar as concepções de quatro professores entrevistados no que se refere ao uso de jogos para o ensino de Matemática, como tentativa de explicitar o modo que eles articulam o conhecimento matemático com os jogos. Partiu-se do pressuposto teórico do uso do jogo vinculado à resolução de problemas como forma de levar os alunos a perceberem concretamente os conteúdos matemáticos envolvidos. Para o delineamento metodológico da pesquisa, recorremos aos recursos dispostos na abordagem qualitativa, tanto para conduzir a entrevista com os professores, quanto para a organização e análise dos resultados obtidos. Neste sentido, por meio de três questões norteadoras, foi possível perceber que os docentes entrevistados admitem as potencialidades dos jogos no ensino de Matemática, contudo, não explicitam as possíveis relações entre os jogos citados e os conhecimentos matemáticos a serem explorados por meio de tais jogos, tampouco, sobre o encaminhamento didático que oferecem a esta prática de ensino. 

Referências

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Seção
Trabalhos de Comunicação Oral - XV SESEMAT - 2021