COMPETÊNCIAS E HABILIDADES NA FORMAÇÃO INICIAL DO FUTURO PROFESSOR DE MATEMÁTICA

  • Rodrigo Tadeu Pereira da Costa UFMS
  • Marcio Antonio da Silva UFMS
Palavras-chave: Educação Matemática, Formação de Professores de Matemática, Competências e Habilidades, Projetos Pedagógicos, Licenciatura em Matemática

Resumo

Esta pesquisa investiga os Projetos Pedagógicos dos cursos de licenciatura em Matemática que obtiveram conceito 5 (nota máxima) ou 4 no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) realizado em 2008 com o objetivo de responder algumas questões: qua l o rol de competências e habilidades presente no tópico competências e habilidades de caráter geral e comum e aquelas de caráter específico? Como essas competências e habilidades relacionam-se às competências e habilidades propostas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Matemática, Bacharelado e Licenciatura? As descrições das disciplinas de formação geral e específica estão em consonância com algumas categorias de competências que construímos? Nosso referencial teórico são os estudos realizados com relação ao conceito das competências profissionais e as críticas desse conceito. Com relação às competências profissionais, destacamos Perrenoud (2000) que descreve dez famílias de competências que contribuem para delinear a atividade docente. Essas competências descritas por ele foram fundamentais na elaboração das novas propostas curriculares nacionais que priorizam as competências. Também utilizamos algumas ponderações de Sacristán (2011) sobre a atual proliferação desse conceito. Com relação à crítica das competências profissionais salientamos a pesquisa de Pimenta (2006) que crítica as competências pelo fato delas estarem substituindo os saberes e os conhecimentos e Dias e Lopes (2003) que criticam o fato das competências não serem um novo paradigma curricular como as novas propostas apresentam. A metodologia de pesquisa se caracteriza por uma abordagem mista, onde utilizaremos a análise de conteúdo para analisar os dados coletados nos Projetos Pedagógicos. 

Referências

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Seção
Trabalhos de Comunicação Oral - XV SESEMAT - 2021