UMA ANÁLISE DOS CONHECIMENTOS MATEMÁTICOS ABORDADOS NO TEMA SEMELHANÇA E CONGRUÊNCIA DE FIGURAS PLANAS DA DISCIPLINA GEOMETRIA EUCLIDIANA NOS CURSOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA

  • Adriana dos Santos Alegre UFMS
  • Marcio Antonio da Silva UFMS
Palavras-chave: Educação Matemática, Formação de Professores de Matemática, Geometria Euclidiana Plana, Licenciatura em Matemática, Conhecimento Matemático para o Ensino

Resumo

O objetivo deste artigo é apresentar uma pesquisa de mestrado, em desenvolvimento, que busca investigar como os conhecimentos matemáticos para o ensino são tratados no tema semelhança e congruência de figuras planas, em disciplinas cujo enfoque seja a Geometria Euclidiana, presentes em alguns cursos de licenciatura em Matemática no Brasil e como seria uma proposta de tratamento de tal tema no curso de licenciatura em Matemática levando em conta o conhecimento matemático para o ensino (Mathematical knowledge for teaching - MKT). Esta pesquisa faz parte do projeto “Mapeamento do Currículo Prescrito de Alguns Cursos de Licenciatura em Matemática no Brasil no período de 2010 a 2012” o qual está investigando os projetos pedagógicos de alguns cursos de Licenciatura em Matemática que obtiveram conceitos quatro ou cinco no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE) realizado em 2008. Trata-se de uma pesquisa qualitativa feita por meio de Análise Documental (Projetos Pedagógicos das Instituições de Ensino Superior) como método de coleta de dados e Análise de Conteúdo de Bardin (2011) como método de análise dos dados coletados. Alguns resultados das análises dos documentos nos fizeram optar pelo estudo de disciplinas com enfoque em Geometria Euclidiana. Serão realizadas entrevistas com professores desta disciplina e utilizaremos como referencial teórico Shulman (1986) e Ball, Thames e Phelps (2008).

Referências

BALL, D.; THAMES, M. H.; PHELPS, G. C. Content Knowledge for Teaching: What make it special? Journal of Teachers Education 59, n.5, 2008

BARDIN,L. Análise de Conteúdo 1. ed. Edições 70 Ltda, 2011.

BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática. 5ª a 8ª séries. Brasília: MEC/ SEF, 1998.

PAVANELLO, Regina Maria. O Abandono do Ensino da Geometria no Brasil: causas e conseqüências. Revista Zetetiké. Campinas: UNICAMP, Ano 1, n. 1. 1993. Disponível em: <http://www.fe.unicamp.br/revista/index.php/zetetike/issue/view/166> Acesso em: 01/06/2011.

PAVANELLO, R. M. e ANDRADE, N. G. Formar Professores Para Ensinar Geometria: um desafio para as licenciaturas em Matemática. Educação Matemática em Revista – SBEM, ano 9, n. 11, p.78-87, 2002.

PEREIRA, Maria Regina de Oliveira. A geometria escolar: uma análise dos estudos sobre o abandono do seu ensino. PUC – SP,2001. Disponível em: <http://www.pucsp.br/pos/edmat/ma/dissertacao/maria_regina_pereira.pdf> Acesso em:

/09/2011.

SILVA, Marcio Antonio. Mapeamento do Currículo prescrito em alguns cursos de licenciatura em matemática, no Brasil, no período de 2010 a 2012. 12p. Campo Grande, 2010.

SHULMAN, L. S. Those who understand: knowledge Growth. Teaching Educational Research, v. 15, n. 2, p. 4-14.1986.

Seção
Trabalhos na Modalidade Pôster - XV SESEMAT - 2021