JOGOS VIRTUAIS E EDUCAÇÃO MATEMÁTCIA: POSSIBILIDADE DE UMA RE (EDUCAÇÃO) NA ESCOLA

  • Claudia Steffany da Silva Miranda UFMS
  • Suely Scherer UFMS
Palavras-chave: Jogos Virtuais, Educação Matemática, Nativos digitais

Resumo

Este texto apresenta ideias iniciais sobre uma pesquisa de mestrado em desenvolvimento no Programa de Educação Matemática da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS). A pesquisa objetiva analisar o uso do jogo virtual como uma possibilidade para o ensino e aprendizagem de matemática. Nesta pesquisa será desenvolvida uma sequência didática com os alunos do sétimo ano do ensino fundamental. Para análise dos dados coletados na pesquisa será utilizada a metodologia de análise de conteúdo. Neste artigo apresenta-se estudos teóricos realizados sobre jogos virtuais, destacando algumas contribuições destes para o processo de aprendizagem com o uso de jogos virtuais. A partir destes estudos teóricos, conclui-se que os jogos devem ser integrados no “mundo” escolar de maneira que continuem com suas características lúdicas, e que possibilitem aos alunos brincarem de “faz- de– conta” e refletirem sobre informações presentes nos jogos, articulados com a aprendizagem de conceitos específicos, no caso, da matemática. Também são apresentados aspectos positivos e negativos do uso de jogos virtuais, características dos nativos digitais, para discutir a necessidade de um novo currículo para a escola, que contemple a natureza do nativo digital e o lúdico presente em jogos virtuais. 

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Seção
Trabalhos na Modalidade Pôster - XV SESEMAT - 2021