CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL I: DIAGNOSTICANDO E ANALISANDO AS DIFICULDADES DOS ALUNOS DE UM CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA.

  • Diánis Ferreira Irias Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do sudeste de Minas Gerais
  • Josislei de Passos Vieira Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do sudeste de Minas Gerais
  • Paula Reis de Miranda Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do sudeste de Minas Gerais
  • Rafael Cazal Silva Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do sudeste de Minas Gerais
Palavras-chave: Dificuldades, Cálculo I, Aprendizagem, Análise de Erros

Resumo

Este trabalho é resultado de uma pesquisa realizada com acadêmicos e professores do curso de Licenciatura em Matemática no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais – Campus Rio Pomba, durante o primeiro semestre de 2011, onde propor-se investigar as dificuldades dos alunos na disciplina de Cálculo Diferencial e Integral (Cálculo I). Uma das metas do ensino de matemática na escola é propiciar condições para que os alunos compreendam os conceitos disciplinares, para que os alunos desenvolvam novos conceitos, formulação de conjecturas, procedimentos, representações, permitindo-os chegar à compreensão, bem como analisar e classificar os principais erros (Cury, 2007) encontrados nas avaliações da disciplina. Por meio das análises dos dados coletados dos questionários aplicados aos alunos e das entrevistas com os professores, foi possível identificar os principais fatores contribuintes para o baixo rendimento dos alunos na referida disciplina, entre eles a falta de tempo para se dedicar à disciplina fora da sala de aula, fragilidade na sua formação durante o Ensino Básico e a metodologia utilizada pelo professor. Já a análise de erros apontou que muitos alunos, mesmo no curso superior, ainda apresentam dificuldades em conteúdos do ensino fundamental, tais como manipulações algébricas e construção de gráficos. A matemática em si, é a união de vários itinerários responsáveis pela análise, e compreensão dos fatos tais como ilustrações, enunciados, gráficos, equações, entre outros, percebe-se a real necessidade de interpretar e fazer uso lógico das informações fornecidas pelo professor por meio de diferentes registros e habilidades. 

Referências

CURY, Helena Noronha. “Análise de erros: o que podemos aprender com as respostas dos alunos” – Belo Horizonte: Autêntica, 2007. 116 p.

HUGHES-HALLETT, D. [et al.]. “Cálculo e aplicações”; - tradução Elza F. Gomide. São Paulo: Edgar Blücher, 1999.

MORETTO, Vasco Pedro. “Prova: um momento privilegiado de estudo, não um acerto de contas” – 9. ed. Rio de Janeiro: Lamparina, 2010. 192 p.

SILVA, Janssen Felipe da; HOFFMANN, Jussara; ESTEBAN, Maria Tereza. “Práticas avaliativas e aprendizagens significativas: em diferentes áreas do currículo”. – Porto Alegre: Mediação, 2003. 112 p.

Seção
Trabalhos na Modalidade Pôster - XV SESEMAT - 2021