TRIGONOMETRIA NO TRIÂNGULO RETÂNGULO: CONHECIMENTOS NECESSÁRIOS PARA O SEU ENSINO

  • Thiago Carneiro de Barros Siqueira UFMS
  • Neusa Maria Marques de Souza UFMS
Palavras-chave: Trigonometria, Base de Conhecimentos, Formação de Professores

Resumo

Esta pesquisa é uma investigação qualitativa realizada em uma universidade pública, com alunos do último ano de um curso de licenciatura em matemática. Visa investigar, nos conhecimentos de trigonometria por eles externalizados, o potencial de mobilização dos sujeitos para transformar os conhecimentos cientificos em conhecimentos para o ensino. Sendo assim, foram observados em encontros com eles desenvolvidos, o tratamento adotado pelos sujeitos em atividades para o ensino, que demandavam conhecimentos de trigonometria no triângulo retângulo. Além disso, foram coletados dados através de entrevistas e discussões coletivas. Adotou-se como referencial os pressupostos teóricos de Shulmam a partir da base de conhecimentos necessários ao professor para o ensino, considerados desse modelo teórico três tipos de conhecimentos: conhecimento específico do conteúdo, conhecimento pedagógico geral e conhecimento pedagógico do conteúdo. Dos dados até então coletados, as análises iniciais apontam que os mecanismos adotados pelos sujeitos para o preparo das atividades de ensino se fazem pautados na reprodução da estrutura formal, caracterizada pela síntese própria do conhecimento científico, decorrente de lacunas referentes ao desconhecimento do caráter epistemológico dos conhecimentos matemáticos em questão, do que resulta o tratamento superficial de boa parte do conhecimento específico, baseado apenas em fórmulas, em detrimento da exploração do “real significado” dos conceitos. Aliada a essas evidências, observa-se ainda que a carência dos conhecimentos pedagógicos gerais reforça a limitação dos sujeitos à elaboração dos conhecimentos pedagógicos do conteúdo, que possibilitariam as transformações dos conhecimentos para o ensino. 

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Seção
Trabalhos na Modalidade Pôster - XV SESEMAT - 2021