PROJETO LOGOS II NA CIDADE DE COXIM (MS): UM ESTUDO INICIAL

  • Ana Rúbia Ferreira de Souza UFMS
  • Thiago Pedro Pinto UFMS
Palavras-chave: Educação Matemática, Formação Continuada, Projeto Logos II, Coxim (MS), História Oral

Resumo

O presente trabalho relata um estudo inicial sobre a formação continuada à distância no interior do Estado de Mato Grosso do Sul, que esta sendo desenvolvido em uma pesquisa de Iniciação Científica. Este estudo é sobre o Projeto Logos II na cidade de Coxim (MS).Com intuito de identificar pontos de destaque do material pedagógico do projeto, são apresentadas no decorrer do texto, as etapas desenvolvidas até então, bem como alguns indícios de diretrizes presentes na disciplina Didática da Matemática. Além disso, será realizada uma entrevista, tendo como metodologia a História Oral com personagens do LOGOS II, para compreensão deste. 

Referências

ANDRE, M. E. D. A. Candau, V. M. O projeto Logos II e sua atuação junto aos professores leigos do Piauí: um estudo avaliativo. Apresentado ao II Seminário Regional da Pesquisa em Educação. Belo Horizonte, 1983.

COPELLO, G. B. LAURINO, D. P. LUZ, V. S. da. NOVELLO, T. P. SILVEIRA, D. da S. Material Concreto: Uma estratégia pedagógica para trabalhar conceito matemático. Apresentado ao IX Congresso Nacional de Educação - EDUCERE III Encontro Sul Brasileiro de Psicopedagogia, PUCPR, 2009.

FREITAS, J. L. M. de. Uma reflexão sobre crenças relativas à aprendizagem matemática. Artigo publicado na Série - Estudos – Periódico do Mestrado em Educação da UCDB. Campo GrandeMS, n.11, p. 99-110, jan-jun. 2001.

OLIVEIRA, S. C. B. de. A formação dos professores em Guaraniaçu: a capacitação em serviço, o Logos I, Logos II e Harpront. Monografia apresentada ao Curso de Especialização em História da Educação Brasileira, do Colegiado de Pedagogia, da UNIOESTE.

SILVA, M. A. da. Modificando concepções curriculares de professores da rede publica estadual de São Paulo: Da organização linear à ideia de rede. Apresentado ao VII Encontro Nacional de Educação Matemática, Recife, 2004.

Seção
Trabalhos na Modalidade Pôster - XV SESEMAT - 2021