FORMAÇÃO E ATUAÇÃO DOCENTE: UM ESTUDO A PARTIR DE INDICATIVOS SOCIAIS DE RECONHECIMENTO
Resumo
O trabalho aqui proposto busca analisar as características formativas e de atuação de professores que tiveram seus nomes vinculados a instituições estaduais de ensino de Campo Grande – MS. Tal estudo mostra-se interessante e relevante para a construção de um cenário acerca do que era valorizado na época, tanto em questões educacionais quanto políticas, para a sociedade sul-mato-grossense. Propomos, a partir de uma análise documental, analisar quais são os fatores levados em conta para a escolha dos docentes que deram nome as escolas e quais os fatores comuns entre esses professores.
Referências
ROSA, M.G.S. MEMÓRIA DA CULTURA E DA EDUCAÇÃO EM MATO GROSSO DO SUL. CAMPO GRANDE, MS: UFMS, 1990.
BLOCH, M. Apologia da História ou o Ofício do Historiador. Tradução: André Telles. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001.
BOLÍVAR, A.B. “¿De nobis ipsis silemus?”: Epistemología de la investigación biográficonarrativa en educación. Revista Electrónica de Investigación Educativa. v. 4, n. 1. p.41-62,
GOLDENBERG, M. A arte de pesquisar: como fazer uma pesquisa qualitativa em Ciências Sociais. 7ªed. Rio de Janeiro: Record, 2003. 107 p.
MORAES, R. ; GALIAZZI, M. do C. Análise textual discursiva: processo reconstrutivo de múltiplas faces. Ciência & Educação, v. 12, n.1, p.117-128, 2006.
MORAES, R. ; GALIAZZI, M. do C. Análise Textual Discursiva. 2 ed. Ijuí: Ed. Unijuí, 2011.