A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA ESCOLA NORMAL JOAQUIM MURTINHO: UM OLHAR PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA

  • Ana Carolina Ribas dos Reis UFMS
  • Luzia Aparecida de Souza UFMS
Palavras-chave: Formação de professores, Escola Normal, História Oral

Resumo

Esse artigo tem como objetivo apresentar a pesquisa de mestrado, em desenvolvimento, intitulada “A formação matemática de professores primários: um olhar sobre a Escola Normal em Campo Grande”. Ao abordar a formação matemática proposta por esta instituição pretende-se contemplar a forma como os professores eram preparados para dar aula de matemática no ensino primário, conteúdos propostos para sua formação e a literatura indicada nesse processo. A metodologia de pesquisa utilizada é a história oral, metodologia de pesquisa qualitativa cuja principal característica é a criação intencional de fontes a partir de entrevistas. A escolha da história oral deu-se por esta permitir uma maior aproximação dos significados atribuídos por pessoas que vivenciaram esse processo – ex-alunos e ex-professores- à realidade por elas vivida. Para construir esse cenário a pesquisa fundamenta-se, além das fontes orais, em documentos da instituição, do acervo pessoal dos interlocutores e em documentos oficiais. 

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Seção
Trabalhos de Comunicação Oral - XV SESEMAT - 2021