UM ESTUDO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA DE UMA PROFESSORA INDÍGENA: NO ENSINO DE FIGURAS GEOMÉTRICAS

  • Cintia Melo dos Santos UFMS
  • José Luiz Magalhães de Freitas UFMS
Palavras-chave: Organizações Praxeológicas, Ensino Médio, Educação Indígena

Resumo

A presente pesquisa está em andamento e tem como objetivo estudar, por meio de uma abordagem qualitativa, as organizações praxeológicas desenvolvidas por uma professora indígena, ou seja, os conteúdos matemáticos valorizados pela professora no ensino de figuras geométricas e como se dá sua prática em sala de aula, seus aspectos didático e matemático, em uma escola pública estadual do Mato Grosso do Sul, com alunos do 3º ano do ensino médio. Como referenciais teóricos estamos utilizando a Teoria Antropológica do Didático, desenvolvida por Yves Chevallard, que propicia observar, descrever, analisar e avaliar práticas docentes envolvendo o ensino e a aprendizagem de matemática. Para tentar compreender o meio no qual a pesquisa está inserida em uma comunidade indígena, utilizaremos a Etnomatemática. Desse modo, este trabalho busca contribuir com as pesquisas em Educação Matemática voltadas para as práticas desenvolvidas em sala de aula sobre o ensino de Geometria na perspectiva da interculturalidade. 

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Seção
Trabalhos de Comunicação Oral - XV SESEMAT - 2021