CONHECIMENTOS E CRENÇAS NA PRÁTICA DE UMA PROFESSORA DE MATEMÁTICA DO ENSINO MÉDIO: UM EXERCÍCIO DE ANÁLISE

  • Cristiano da Silva dos Anjos UFMS
  • Shirlei Paschoalin Furoni UFMS
  • Marcio Antonio da Silva UFMS
Palavras-chave: Educação Matemática, Desenvolvimento Profissional do Professor de Matemática, Crenças, Conhecimentos, Relação Professor-Livro Didático

Resumo

Neste artigo, apresentamos algumas características relacionadas às crenças e aos conhecimentos que emergem na prática de uma professora de Matemática do ensino médio, fundamentados nas pesquisas de Thompson (1992) e Shulman (1986). Analisamos a prática docente à luz da perspectiva metodológica qualitativa, pois os dados foram construídos a partir de gravações/observações de aulas e entrevistas sobre o planejamento e execução das mesmas. As análises das ações da docente foram realizadas prioritariamente a partir de suas interações com livros didáticos. Por esse viés, retratamos as relações entre pontos de vista e a prática docente em processos de ensino dos conteúdos Inequações Exponenciais e Logaritmos. Os resultados preliminares evidenciam que muitas crenças sobre abordagem clássica de conteúdos matemáticos são fortemente implementadas no ensino, e parecem influenciar na construção dos conhecimentos da professora, na atribuição de significados e nas maneiras como tais conhecimentos são mobilizados nos diferentes contextos de suas práticas pedagógicas. 

Referências

CURI, E. Formação de Professores Polivalentes: conhecimentos para ensinar Matemática, crenças e atitudes que interferem na constituição desses conhecimentos. 267 p. Tese (Doutorado em Educação Matemática). Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2004.

DANTE, L. R. Matemática: contexto e aplicações. Matemática Ensino Médio. São Paulo. Ed. Ática, 1ª ed., Vol. 1, 2010.

GUIMARAES, H. M. Concepções, crenças e conhecimento - afinidades e distinções essenciais. Revista Quadrante, Vol. XIX, nº 2, 2010.

OLIVEIRA, A. B. Prática Pedagógica e Conhecimentos Específicos: um estudo com um professor de matemática em início de docência. 169p. Mestrado em Educação Matemática. Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campo Grande, 2010.

SHULMAN, L. S. Those who understand: knowledge growth in teaching. Educational Researcher, v. 15, n. 2, p. 4-14, 1986.

STAKE, R. E. Pesquisa qualitativa: estudando como as coisas funcionam. Porto Alegre: Penso, 2011.

THOMPSON, A. G. The relationship of teachers’ conceptions of mathematics and mathematics teaching to instructional practice. Educational Studies in Mathematics, 15(2), 105–127, 1984.

THOMPSON, A. G. Teachers’ beliefs and conceptions: A synthesis of the research. In: GROUWS D. A. (Ed.). Handbook of research on mathematics teaching and learning (pp. 127–146). New York, NY: Macmillan, 1992.

WILSON, S.; SHULMAN, L. S.; RICHERT, A. E. 150 ways of knowing: Representations of knowledge in teaching. In: CALDERHEAD, J. (Ed.). Exploring teachers’ thinking. Grã-Bretanha: Cassell Educational Limited, pp. 104-124, 1987.

Seção
Trabalhos de Comunicação Oral - XV SESEMAT - 2021