O MANUAL PEDAGÓGICO METODOLOGIA DO ENSINO PRIMÁRIO E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA ESCOLA NORMAL DE CAMPO GRANDE

  • Carlos Souza Pardim UFMS
  • Luzia Aparecida de Souza UFMS
Palavras-chave: Manual Pedagógico, Escola Normal, Hermenêutica de Profundidade

Resumo

O presente trabalho tem a intenção de apresentar pesquisa finalizada que tem como objetivo compreender, sob o filtro dos manuais pedagógicos, as orientações (nacionais/internacionais) que fizeram parte da formação de professores das Escolas Normais de Campo Grande. Para atingir tal objetivo, esta pesquisa apoia-se na metodologia proposta por John B. Thompson para a análise de formas simbólicas (trazida para a análise de textos didáticos por Oliveira (2008), denominada Hermenêutica de Profundidade) para a análise do manual Metodologia do Ensino Primário, apontado para uso na Escola Normal Joaquim Murtinho de Campo Grande. Como apontamento de análise foi percebido, entre outras coisas, que o manual se insere num período em que há uma preocupação em indicar quais os “melhores” meios de se ensinar. Além disso, este manual serviu como instrumento de divulgação do pensamento católico que tomou uma postura de depuração acerca das novas ideias educacionais. 

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Seção
Trabalhos de Comunicação Oral - XV SESEMAT - 2021