O ENSINO DE ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO DOS NÚMEROS NATURAIS: ANÁLISE DE UMA COLEÇÃO DE LIVROS DIDÁTICOS DOS ANOS INICIAIS
Resumo
Este artigo versa sobre a nossa pesquisa de mestrado que está em andamento. Temos como objetivo caracterizar o ensino das operações de adição e subtração dos números naturais em uma coleção de livros didáticos aprovada pelo PNLD/2013, anos iniciais do ensino fundamental. A análise dos livros didáticos é feita sob a ótica da organização praxeológica, tendo como referencial teórico e metodológico a Teoria Antropológica do Didático. Identificaremos e analisaremos algoritmos, conceitos e procedimentos presentes em livros didáticos dos anos iniciais, relativos às operações de adição e subtração de números naturais e investigar as abordagens propostas por esses livros para o ensino desse conteúdo. Os estudos já realizados sobre as estruturas aditivas pelo viés da Teoria dos Campos Conceituais nos ajudam na investigação do ensino proposto pela obra analisada. Apresentamos nesse texto, além de algumas considerações teóricas, uma síntese de resultados parciais relativos à análise do livro destinado ao primeiro ano.
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