O ENSINO DE ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO DOS NÚMEROS NATURAIS: ANÁLISE DE UMA COLEÇÃO DE LIVROS DIDÁTICOS DOS ANOS INICIAIS

  • Danielly Regina Kaspary dos Anjos UFMS
  • Marilena Bittar UFMS
Palavras-chave: Organização Matemática, Organização Didática, Estruturas Aditivas

Resumo

Este artigo versa sobre a nossa pesquisa de mestrado que está em andamento. Temos como objetivo caracterizar o ensino das operações de adição e subtração dos números naturais em uma coleção de livros didáticos aprovada pelo PNLD/2013, anos iniciais do ensino fundamental. A análise dos livros didáticos é feita sob a ótica da organização praxeológica, tendo como referencial teórico e metodológico a Teoria Antropológica do Didático. Identificaremos e analisaremos algoritmos, conceitos e procedimentos presentes em livros didáticos dos anos iniciais, relativos às operações de adição e subtração de números naturais e investigar as abordagens propostas por esses livros para o ensino desse conteúdo. Os estudos já realizados sobre as estruturas aditivas pelo viés da Teoria dos Campos Conceituais nos ajudam na investigação do ensino proposto pela obra analisada. Apresentamos nesse texto, além de algumas considerações teóricas, uma síntese de resultados parciais relativos à análise do livro destinado ao primeiro ano. 

Referências

ARAUJO, Abraão Juvencio de, CÂMARA DOS SANTOS, Marcelo. Estudo sobre o ensino de equações do 1º grau, na França e no Brasil, à luz da Teoria Antropológica do Didático. ANAIS do CIAEM – Conferência Internacional de Educação Matemática, Recife, Jun. 2011.

BOSH, Marianna., CHEVALLARD, Yves. La sensibilité de l’activité mathématique aux ostensifs. Objet d’estude et problematique. Recherches em Didactique des Mathématiques. Grenoble: La Pensé Sauvage-Éditions, v.19, n°1, p. 77 – 124, 1999. Acessado no site http://yves.chevallard.free.fr/spip/spip/article.php3?id_article=35 em 7 de fevereiro de 2013, com paginação de 1- 37.

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto/ Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília: MEC/SEF, 1997.

BRASIL. Minitério da Educação e do Deporto (MEC). Programa Nacional do Livro Didático (PNLD). Guia Nacional de Livros Didáticos: Matemática de 1º ao 5º anos. Brasília, 2013.

CHEVALLARD, Yves. Analyse des pratiques enseignantes et didactique des mathematiques: L’approche anthropologique. Recherches em Didactique dês Mathématiques, v 19, n 2, pp. 221-266, 1999.

CHEVALLARD, Yves. Conceitos Fundamentais da Didáctica: as perspectivas trazidas por uma abordagem antropológica. Tradução: Maria José Figueiredo. In: BRUN, Jean (Org.). Didáctica das Matemáticas. Lisboa: Instituto Piaget, 2000, p. 115 – 153.

FRANCHI, Anna. Considerações sobre a Teoria dos Campos Conceituais In: MACHADO, Silvia Dias Alcântara (Org.). Educação matemática: uma (nova) introdução. 3º Edição. São Paulo: EDUC, 2010, p. 189 – 232.

MAGINA, Sandra. et al. Repensando adição e subtração: contribuições da Teoria dos Campo Conceituais. 1ª ed – São Paulo: PROEM, 2001.

NOGUEIRA, Rosane Corsini Silva. A álgebra nos livros didáticos do ensino fundamental: uma análise praxeológica. Dissertação de mestrado, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, Campo Grande, 2008.

NUNES, Terezinha. et al. Introdução à Educação Matemática: números e operações numéricas. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2009.

OLIVEIRA, Adriana Barbosa de. Prática pedagógica e conhecimentos específicos: um estudo com um professor de matemática em início de docência. Dissertação de mestrado, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, Campo Grande, 2010.

SANTANA, Eurivalda Ribeiro dos Santos. Adição e subtração: o suporte didático influencia a aprendizagem do estudante? Ilhéus, BA: Editus, 2012.

VERGNAUD, Gérard. A criança, a matemática e a realidade. Tradução de Maria Lucia Faria Moro. Curitiba: Ed. da UFPR, 2009.

VERGNAUD, Gérard. La théorie des champs conceptuels. Recherches en Didactique des Mathématiques. Vol.10, nº23: 1990, p. 133-170.

Seção
Trabalhos de Comunicação Oral - XV SESEMAT - 2021