PROFESSORES DE MATEMÁTICA NOVATOS E EXPERIENTES: UM EXERCÍCIO DE ANÁLISE DE ALGUMAS PRÁTICAS PROFISSIONAIS

  • Jackeline Riquielme de Oliveira UFMS
  • Marcio Antonio da Silva UFMS
Palavras-chave: Educação Matemática, Início de Docência, Professor Experiente, Desenvolvimento Profissional

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar as características de professores que estão em início de docência e de professores que lecionam há mais tempo. A carreira docente é amplamente discutida em Educação Matemática. Várias leituras nos deram suporte para a análise, inclusive Huberman (1995) que realizou um estudo sobre a carreira docente e descreveu cada etapa vivenciada pelos professores. Os dados foram coletados a partir de entrevistas, filmagens e observações das ações de três professores de Matemática, sendo dois novatos e um experiente. Foi constatado, ao final das análises, que os professores analisados já passaram por alguma dificuldade em sua carreira sendo essas já superadas ou não. Ficou evidente que o início da carreira é a fase do “aprender a ensinar”, pois, em geral, o que se aprende com a experiência se estende por toda a vida. 

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Seção
Trabalhos de Comunicação Oral - XV SESEMAT - 2021