CONTEÚDOS MATEMÁTICOS PREDOMINANTES NA EDUCAÇÃO INFANTIL E NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

  • Klinger Teodoro Ciríaco UNESP
  • Leny Rodrigues Martins Teixeira UNESP
Palavras-chave: Matemática e Infância, Processos de ensino, Práticas de Professores

Resumo

Este texto relata alguns resultados de uma Dissertação de Mestrado em Educação e apresenta considerações sobre os conteúdos matemáticos predominantes em turmas de Educação Infantil e Ensino Fundamental pela via da prática pedagógica das professoras participantes da pesquisa. Da análise dos dados conclui-se que: existe uma forte tendência no ensino de números e sistema de numeração, conteúdo que as professoras demonstram ter mais conhecimento; o padrão de ensino predominante é a utilização do livro didático/apostila, jogos e atividades exploratórias são pouco enfatizados no contexto das aulas. Contudo, cabe a ressalva de que uma proposta de trabalho com a Matemática na infância deve incorporar contextos do mundo real o que vai muito além de se trabalhar somente com o registro escrito e priorizar um conteúdo matemático em detrimento de outros. 

Referências

BRASIL, Ministério da Educação. Parâmetros curriculares nacionais: Matemática. Brasília: Ministério da Educação-Secretaria de Educação Fundamental, 1997.

BRASIL, Ministério da Educação. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil: Conhecimento de Mundo. Brasília: Ministério da Educação-Secretaria de Educação Fundamental, 1998.

CURI, Edda. Formação de professores polivalentes: uma análise de conhecimentos para ensinar Matemática e de crenças e atitudes que interferem na constituição desses conhecimentos. 2004. Tese (Doutorado em Educação Matemática), Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). São Paulo – SP.

GUIMARÃES, Sheila Denize.; VASCONCELLOS, Mônica; TEIXEIRA, Leny Rodrigues Martins. O ensino de geometria nas séries iniciais do ensino fundamental. Zetetike, Campinas, v. 14, p. 93-106, 2006.

MANDARINO, Mônica Cerbella Freire. Que conteúdos da matemática escolar professores dos anos iniciais do ensino fundamental priorizam? In: GUIMARÃES, Gilda; BORBA, Rute. Reflexões sobre o ensino de matemática nos anos iniciais de escolarização. Recife: SBEM, 2009.

MIGUEL, José Carlos. O ensino de matemática na perspectiva da formação de conceitos: implicações teórico-metodológicas. Disponível em: http://www.inf.unioeste.br/~rogerio/Ensino-Matematica-Enfoque-Conceitos.pdf, Acessado em: 10, Mai. 2011.

PAVANELLO, Regina. O abandono do ensino da geometria no Brasil: causas e conseqüências. Zetetiké, Campinas, v. 1, n. 1, p. 7-17, mar. 1993.

LORENZATO, Sérgio. Educação Infantil e Percepção Matemática. 2ª. ed. rev. e ampliada – Campinas, SP: Autores Associados, 2008. (Coleção Formação de Professores).

SMOLE, Kátia Cristina Stocco. A Matemática na Educação Infantil: a teoria das inteligências múltiplas na prática escolar. Porto Alegre: RS. Artmed, 2003.

Seção
Trabalhos de Comunicação Oral - XV SESEMAT - 2021