CONTEXTUALIZAÇÃO NO ENSINO DA ÁLGEBRA: ANÁLISE DE UMA COLEÇÃO DE LIVROS DIDÁTICOS DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Resumo
O presente artigo é recorte de uma dissertação em andamento, que é fruto de inquietações quanto à contextualização no ensino de álgebra. Assim, nos propomos a caracterizar a contextualização da álgebra em uma coleção de livros didáticos destinados aos anos finais do ensino fundamental. Para este estudo nos baseamos nas categorias de análise das contextualizações do Guia do PNLD de 2011 de Matemática, além das ideias de Skovsmose a respeito dos diferentes tipos de referências no ensino da matemática. A análise dos livros está pautada na Teoria Antropológica do Didático desenvolvida por Chevallard, que nos fornece subsídios, por meio das Organizações Matemática e Didática, para compreender o ensino proposto. Nossa análise se deu com a coleção mais adotada no Brasil no ano de 2011, verificada por meio dos dados disponibilizados pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Apresentamos, nesse texto, as análises parciais referentes aos livros do 6º e 7º ano.
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