LICENCIATURA EM MATEMÁTICA: O DESAFIO DE INTEGRAR A PRÁTICA A UM COMPONENTE CURRICULAR

  • Sonner Arfux de Figueiredo UNIBAN-Universidade Bandeirante Anhanguera
  • Nielce Meneguelo Lobo da Costa UNIBAN-Universidade Bandeirante Anhanguera
Palavras-chave: Prática como Componente Curricular (PCC), Formação Inicial de Professores, Licenciatura em Matemática, Ensino de Trigonometria

Resumo

Este artigo tem como base uma pesquisa de doutorado em andamento, cujo objetivo é o de investigar a implementação da prática em um componente curricular do curso de Licenciatura em Matemática, da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Unidade X, na disciplina de Matemática Elementar, quanto ao conteúdo de trigonometria. Nele discutimos parte dos resultados da pesquisa qualitativa, cuja fundamentação teórica foi construída a partir dos conceitos de conhecimento profissional docente de Shulman e Ball, e das ideias de Tardif e Zabala quanto à relação teoria-prática. A metodologia é do tipo Design-Based Research e se desenvolve com uma turma de quarenta alunos do primeiro ano. A análise da legislação, do Curso e do projeto pedagógico permite discutir a proposta da Universidade para enfrentar o desafio de integrar a prática na formação inicial. 

Referências

BALL, D. L., THAMES, M. H., BASS, H., SLEEP, L., LEWIS, J., & PHELPS, G. (2009). A practice-basedtheory of mathematical knowledge for teaching. In M. Tzekaki, M. Kaldrimidou & H. Sakonidis (Eds.) Proceedings of the 33rd Conference of the International Group for the Psychology of Mathematics Education (Vol 1, pp. 95-98). Thessaloniki, Greece: PME.

BRASIL, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática. Brasília: MEC/SEF, 1998.

BRASIL, Ministério da Educação, Conselho Nacional de Educação: (2001b). Parecer CNE/CP 21, 06 de Agosto de 2001 - Duração e carga horária dos cursos de Formação de Professores da Educação Básica, em nível superior, curso de licenciatura, de graduação plena. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/021.pdf>. Acesso em: 12 de setembro 2012

BRASIL. Conselho Nacional de Educação/Conselho Pleno. Parecer CNE/CP 9/2001. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica, em nível superior, curso de licenciatura, de graduação plena. Disponível em <http://portalmec.gov.br/cne/arquivos/pdf/009.pdf>. Acesso em 20 setembro 2012.

BRASIL. Conselho Nacional de Educação/Conselho Pleno. Parecer CNE/CP 28, de 2 de outubro de 2001, estabelece a duração e a carga horária dos cursos de Formação de Professores da Educação Básica, em nível superior, curso de licenciatura, de graduação plena. Disponível em . Acesso em 20 de setembro 2012.

BRASIL. Conselho Nacional de Educação/Conselho de Ensino Superior. Parecer CNE/CES 15/2005 Esclarece as resoluções CNE/CP 01/2002 e CNE/CP 02/2002. Disponível em http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/pces0015_05.pdf. Acesso em 20 de setembro 2012.

BRASIL. Resolução CNE/CP 1, de 18 de fevereiro de 2002. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica, em nível superior, curso de Licenciatura, de graduação plena. Diário Oficial da União, Brasília, 9 abr. 2002. Seção 1, p.31. Republicada por ter saído com incorreção do original no Diário Oficial da União de 4 de março de 2002c, Seção 1, p. 8.

BRASIL. Resolução CNE/CP2, de 19 de fevereiro de 2002. Institui a duração e a carga horária dos cursos de Licenciatura, de graduação plena, de formação de professores da Educação Básica em nível superior. Diário Oficial da União, Brasília, 4 mar. 2002d. Seção 1, p. 9.

COOB, P; CONFREY, J; DISESSA, A.; LEHRER, R.; SCHAUBLE, L. Design experiments in education research. Educational Researcher, v.32, n.1, p. 9-13, 2003.

D’ AMBROSIO, Ubiratan. (Org.) Ciências, Informática e Sociedade: Uma Coletânea. Brasília: Universidade de Brasília, 1994. (Coleção textos Universitários).

SHULMAN, Lee. Conocimento y enseñanza. Estudios públicos, 83. Centro de Estudios Públicos. Traduzido por Alberto Ide. Chile: Santiago, 1987.

TARDIF, Maurice. Saberes Docentes e Formação Profissional. 3. Ed. Trad. Francisco Pereira. Petrópolis, RJ: Ed Vozes, 2002.

UEMS – Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. Projeto Político Pedagógico do Curso de Licenciatura em Matemática. Nova Andradina-MS. 2010.

ZABALA, Antoni (org.) A Prática educativa: como Ensinar. Porto Alegre: Editora Artes Médicas Sul Ltda., 1998.

ZEICHNER Kenneth M. e DINIZ-PEREIRA J. E. Pesquisa dos Educadores e Formação Docente voltada para a Transformação Social. Caderno de Pesquisa, v. 35, nº 125, p. maio/agosto. 2005.

ZEICHNER, Kenneth M. El maestro como profesional reflexivo. In Cuadernos de Pedagogia, 220, p. 44-49, 1992.

Seção
Trabalhos de Comunicação Oral - XV SESEMAT - 2021