FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA PELA UFMS DE DOURADOS: UM OLHAR A PARTIR DOS DEPOIMENTOS DOS PROFESSORES.

  • Tiaki Cintia Togura Faoro UFMS
  • Luzia Aparecida de Souza UFMS
Palavras-chave: História da Educação Matemática, História Oral, Formação de Professores, Dourados

Resumo

Este artigo apresenta alguns aspectos historiográficos relacionados com a formação de professores de Matemática da cidade de Dourados, em meados de 1980, início da implantação dos cursos em nível superior na formação matemática pela UFMS (atualmente a UFGD). Fazendo o uso da metodologia da História Oral, utilizamos as entrevistas de professores que participaram da criação, implantação, estruturação e desenvolvimento do curso de formação de professores em matemática da cidade. Nos proporcionando, por meio das entrevistas, a criação intencional de fontes que são fundamentais à investigação, sem desprezar nenhum outro tipo de fonte. Desta forma, iniciamos as análises das informações por meio da análise de categorias, observamos os apontamentos de cada entrevista, assim como os motivos da criação e estruturação dos cursos e o corpo docente. 

Referências

BLOCH, M. Apologia da História ou O ofício de Historiador. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001.

CURY, F. G. Uma Formação de Professores de Matemática e das Instituições Formadoras do Estado do Tocantins. Rio Claro, 2011. 201f. Tese (Doutorado em Educação Matemática) – Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista, Rio Claro (SP), 2011.

GARNICA, A.V.M. A História Oral como recurso para a pesquisa em Educação Matemática: um estudo do caso brasileiro. 2005. Disponível em http://www.educ.fc.ul.pt/ docentes/jponte/fdm/estudos_de_caso.htm. Acesso em 19 de outubro de 2012.

Seção
Trabalhos de Comunicação Oral - XV SESEMAT - 2021