NARRATIVAS DE ALUNOS CEGOS EM ESCOLAS PÚBLICAS DE CAMPO GRANDE – MS.

  • Rozana Morais Lopes Feitosa Universidade Federal do Mato Grosso do Sul
Palavras-chave: Narrativas, Atuação de professores, Educação Matemática, Deficiência Visual.

Resumo

A pesquisa a que este artigo se volta, busca analisar como os alunos cegos têm vivenciado o espaço escolar e as aulas de Matemática e como percebem a atuação do professor de Matemática. Para a construção desta pesquisa foram realizadas entrevistas com seis alunos cegos de diferentes escolas públicas de Campo Grande – MS. Uma primeira análise das narrativas produzidas por essas entrevistas evidenciou como potentes para a discussão as construções discursivas acerca do espaço escolar, das aulas e aulas de matemática, da relação com o/a docente, em específico o de Matemática. Para além das temáticas mais amplas e comuns, há que se ressaltar a busca por um olhar para as singularidades que marcam cada narrativa e o sujeito que esta constitui. Essa pesquisa busca contribuir com o projeto, mais amplo, denominado Mapeamento da Formação e Atuação de Professores de Matemática em Mato Grosso do Sul, desenvolvido pelo grupo História da Educação Matemática em Pesquisa (HEMEP).

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Publicado
2018-09-14