Ir para o conteúdo principal
Ir para o menu de navegação principal
Ir pro rodapé
Atual
Arquivos
Notícias
Sobre
Sobre a Revista
Submissões
Equipe Editorial
Declaração de Privacidade
Contato
Buscar
Buscar
Cadastro
Acesso
Início
/
Arquivos
/
v. 12 n. 1 (2018): Anais do XII Seminário Sul-Mato-Grossense de Pesquisa em Educação Matemática
Publicado:
2018-10-25
Edição completa
1-294
Equipe Editorial
1-3
Sumário
4-6
Editorial
7-8
Traços de colonialidade de poder: um olhar para os estudos desenvolvidos em História da Educação Matemática
Ana Maria de Almeida
10-22
OS PRIMEIROS PASSOS DE UMA PESQUISA: REFLEXÃO SOBRE A NARRATIVA DE UMA ALUNA DO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA ACERCA DE SUA EVASÃO
Léia Alves de OLiveria
23-31
ANÁLISE DA PRODUÇÃO ESCRITA EM MATEMÁTICA: A CONSTRUÇÃO DE UM INSTRUMENTO DE ENSINO PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
Milene Malaquias Cardoso, Jader Otavio Dalto
32-44
CÁLCULO MENTAL NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Jéssica Serra Corrêa da Costa
45-51
FUTUROS PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS EM UM GRUPO COLABORATIVO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E OS SABERES DA DOCÊNCIA
Marcielli de Lemos Cremoneze, Klinger Teodoro Ciríaco
52-64
LIVRO DIDÁTICO PROPOSTO PELO PNLD CAMPO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: CONCEPÇÃO DE UM PROFESSOR SOBRE AS CONTEXTUALIZAÇÕES E/DE CONTEÚDOS MATEMÁTICOS
Nilcéia Hellen Lacerda Dias, Enoque da Silva Reis
65-75
A CONSTRUÇÃO DE TAREFAS DE ANÁLISE DA PRODUÇÃO ESCRITA DE PROFESSORES PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁT
IARA SOUZA DONEZE, JADER OTAVIO DALTO
76-86
NARRATIVAS DE ALUNOS CEGOS EM ESCOLAS PÚBLICAS DE CAMPO GRANDE – MS.
Rozana Morais Lopes Feitosa
87-94
ELEMENTOS DA TEORIA ANTROPOLÓGICA DO DIDÁTICO COMO FERRAMENTAS DE ESTUDO DE UM PROCESSO DE TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA
Kleber Ramos Gonçalves, Marilena Bittar
95-106
OLHARES OUTROS PARA A ESCOLA E A MATEMÁTICA: O QUE NOS DIZEM PESSOAS ANALFABETAS?
Endrika Leal Soares
107-118
A COMPETÊNCIA DE "OLHAR PROFISSIONALMENTE" O ENSINO DA MATEMÁTICA EM UM ENTORNO TECNOLÓGICO: ALGUMAS CARACTERÍSTICAS
Nielce Meneguelo Lobo da Costa, Sonner Arfux de Figueiredo
119-131
INFÂNCIA, IMAGENS E MATEMÁTICA(S): EXTERNALIZAÇÕES DE ALUNOS DO 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Amanda Silva de Medeiros, Aparecida Santana de Souza Chiari
132-144
UM OLHAR PARA O INESPERADO: QUANDO ESCOLA E MATEMÁTICA PEGAM DELÍRIO
Vivian Nantes Muniz Franco
145-157
CURRÍCULO-EDUCAÇÃO MATEMÁTICA CRÍTICA: CONSTRUINDO UM ENUNCIADO QUE DIZ QUE O PROFESSOR DE MATEMÁTICA REPENSA OS CONTEÚDOS
Júlio César Gomes de Oliveira, Deise Maria Xavier de Barros Souza
158-168
A IDENTIDADE PROFISSIONAL E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES REFLEXIVOS NO CONTEXTO DA MODELAGEM MATEMÁTICA
Estevão Ovando Neto, Cláudia Carreira da Rosa
169-179
LESSON STUDY NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: processo desenvolvido no ambiente do Estágio Supervisionado
Giovana Papacosta, Patrícia Sandalo Pereira
180-192
ASPECTOS DO CONHECIMENTO MATEMÁTICO PARA O ENSINO MOBILIZADOS POR ALUNOS DA FORMAÇÃO INICIAL DE MATEMÁTICA EM UM CURSO DE EXTENSÃO SOBRE ANÁLISE DA PRODUÇÃO ESCRITA
Fernando Francisco Pereira, Jader Otávio Dalto
193-204
ESTATÍSTICA E GOVERNAMENTO NOS LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA DO PNLD 2018: UM OLHAR SOBRE A COLONIALIDADE
Renata Rodrigues Souza
205-215
TECNOLOGIAS INTEGRADAS AO CURRICULO: CONTRIBUIÇÕES NO ENSINO E NA APRENDIZAGEM DA ADIÇÃO COM O USO DA LOUSA DIGITAL
Bárbara Drielle Roncoletta Corrêa, Suely Scherer
216-227
MODELAGEM MATEMÁTICA COMO UMA ESTRATÉGIA DE ENSINO DE MATEMÁTICA PARA PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA
debora coelho souza, Claudia carreira da rosa
228-235
USO DE REGISTRO DE REPRESENTAÇÕES SEMIÓTICAS E MODELAGEM MATEMÁTICA PARA INICIAR O ESTUDO DE FUNÇÃO: EXPERIÊNCIA, E PRIMEIRAS ASSIMILAÇÕES.
João Paulo Fernandes de Souza
236-246
MODELAGEM MATEMÁTICA NO ENSINO MÉDIO: EQUAÇÕES DIFERENCIAIS DE 1ª ORDEM E INTERPOLAÇÃO DE LAGRANGE
Thiago Alves Spontoni
247-252
REFLEXÕES SOBRE A CULTURA ESCOLAR E AS ESTRATÉGIAS DOS ALUNOS DO SÉTIMO ANO NA RESOLUÇÃO DE EXERCÍCIOS DE MATEMÁTICA NA VULGATA ESCOLAR
Anderson Soares Muniz, Juliany Candido Ribeiro Rabelo
253-260
PRÁTICA PEDAGÓGICA ALTERNATIVA PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA
João Carlos Leal Cunha
262-263
TAREFAS DE ANÁLISE DA PRODUÇÃO ESCRITA: UMA CARACTERIZAÇÃO A PARTIR DE DUAS EXPERIÊNCIAS
Fernando Francisco Pereira, Iara Souza Doneze, Jader Otávio Dalto
264-265
O CICLO DE AÇÕES E A CONSTRUÇÃO DE UM TRIÂNGULO EQUILÁTERO USANDO O SUPERLOGO
Fernanda Gabriela F S Duarte, Tiago Nunes Borges
266-267
ALGLIN: UMA FERRAMENTA PARA MEDIAR O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM ÁLGEBRA LINEAR
Diogo Chadud Milagres
268-273
A INTEGRAÇÃO DO AMBIENTE 3D NAS AULAS DE MATEMÁTICA: POSSIBILIDADE DE ENSINO DA GEOMETRIA ESPACIAL; O USO O GEOGEBRA.
Erilton Barbosa Barbosa Neves, Pedro Paulo Rodrigues
274-275
EXPERIÊNCIA CIENTÍFICA POR MEIO DA MODELAGEM MATEMÁTICA: Alunos ativos, críticos e autônomos a partir da observação de pães.
Francimar Gomes de Oliveira Júnior, Claudia Carreira da Rosa
276-277
O PENSAMENTO MATEMÁTICO MOBILIZADO EM PRODUÇÕES NO SCRATCH
Lidiane Ottoni da Silva Petini
278-279
UMA JORNADA INTERDISCIPLINAR NA SEMANA NACIONAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA
Juliana Leal Salmasio, Tiago Dziekaniak Figueiredo
280-281
ARTE E MATEMÁTICA: EXPLORANDO CONCEITOS NO CALEIDOCICLO
Juliana Leal Salmasio, Tiago Dziekaniak Figueiredo
282-283
Reconstruindo o conceito matemático através da Robótica educacional
Daniela Oliveira dos Santos
284-285
Open Journal Systems
Informações
Para Autores