O CICLO DE AÇÕES E A CONSTRUÇÃO DE UM TRIÂNGULO EQUILÁTERO USANDO O SUPERLOGO

  • Fernanda Gabriela F S Duarte Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Tiago Nunes Borges Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Palavras-chave: Aprendizagem. Mediação. Tecnologia.

Resumo

Com o objetivo de analisar como pode ocorrer o Ciclo de Ações e a Espiral de Aprendizagem, propostos em estudos de José Armando Valente, na interação entre sujeito e computador, a nossa proposta foi a construção de um triângulo equilátero utilizando o software SuperLogo. Para a realização do experimento, foram convidados dois alunos do 9º ano do Ensino Fundamental e um mediador. A atividade foi realizada em um momento extra-classe na escola.

Como os alunos não conheciam o software, o mediador o apresentou e mostrou quatro comandos básicos necessários para executarem a atividade. Os alunos conversaram um pouco entre si e começaram girando a tartaruga para a direita, 90º, para que ficasse na “posição” para fazer o traçado do lado “de baixo” (considerando a posição da base do triângulo paralelo à linha horizontal). Tivemos a impressão de que a caracterização do triângulo pelos alunos é na maioria das vezes representado como sendo um triângulo de base paralela à horizontal. Após o entendimento de que o triângulo equilátero possui todos os lados congruentes, com a interação do mediador, foram atribuindo comandos de forma a construir o triângulo, sem o uso formal das propriedades do triângulo, isto é, que a soma dos ângulos internos de um triângulo é sempre 180°, por exemplo Ao terminar a construção, concluíram que não chegaram ao resultado esperado, ou seja, o triângulo não fechou o que levou os alunos a pensarem no que tinha acontecido de errado. Após pensarem mais um pouco e discutir novas estratégias, fizeram outra tentativa. Destacamos o papel do mediador, que deve estimular a reflexão dos alunos, sem dar comandos ou respostas, de modo que os alunos possam construir conhecimento.

Como na segunda tentativa os alunos não repetiram os mesmos “erros” da construção anterior, destacamos a importância da reflexão, quando relembraram algumas propriedades de ângulos levando a concluir a atividade proposta.

É importante destacar a escolha do software SuperLogo, pois a linguagem Logo contribui para a proposta de o aluno refletir sobre suas ações e (re)pensar, evidenciando as etapas do ciclo de ações: descrição-execução-reflexão-depuração, o qual auxilia na construção do conhecimento e no acompanhamento do processo pelo professor.

Acreditamos que a tecnologia digital pode trazer contribuições para a aprendizagem e que o aluno pode acessar informações de qualquer lugar, mas a aprendizagem mediada pelo professor pode fazer diferença no processo de construção de conhecimentos dos alunos.

Biografia do Autor

Fernanda Gabriela F S Duarte, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Mestranda em Educação Matemática - UFMS

Participa do Grupo de Estudos GETECMAT

Tiago Nunes Borges, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Mestrando em Educação Matemática - UFMS

Participa do Grupo de Estudos GETECMAT

Referências

DUARTE, A. O.; SCHERER, S. TSD, o ciclo de ações e a espiral de aprendizagem: uma experiência de (re)construção de conhecimentos sobre paralelogramos com professores de matemática. Disponível em: <http://www.fecilcam.br/revista/index.php/rpem/article/viewFile/933/pdf_110>. Acesso em 29 de novembro de 2017.

VALENTE, José Armando. A espiral da espiral de aprendizagem: o processo de compreensão do papel das tecnologias de informação e comunicação na educação. Campinas, SP: [s.n.], 2005.

Publicado
2018-09-14