ARTE E MATEMÁTICA: EXPLORANDO CONCEITOS NO CALEIDOCICLO

  • Juliana Leal Salmasio Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Tiago Dziekaniak Figueiredo Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD
Palavras-chave: Interdisciplinaridade. Caleidociclo.

Resumo

O tema “interdisciplinaridade” rodeia as rodas de formação de professores aqui no Brasil desde o início dos anos 60 e busca relacionar as disciplinas na tentativa de romper os limites existentes entre elas. Pensar formas de interligar os conceitos entre distintas ciências é tido no atual contexto uma necessidade natural de compreender o mundo em sua complexidade. Neste contexto, apresentamos este trabalho que visa relatar o desenvolvimento de uma oficina que teve como objetivo relacionar alguns conceitos da Arte e da Matemática de forma interdisciplinar por meio da construção do caleidociclo (anel de tetraedros). A oficina foi desenvolvida durante a X Semana acadêmica do curso de matemática da (extraído para manter o anonimato) e tinha como objetivo propiciar situações que estimulem os estudantes quanto ao processo de simetria, rotação e translação além de explorar conceitos da Geometria Euclideana e não Euclideana, por meio das características apresentadas nas obras do Maurits Cornelis Escher, bem como com a confecção de uma malha envolvendo procedimentos matemáticos a partir da construção de retas. A atividade foi realizada com 12 licenciandos que estavam participando do evento e se interessaram pelo tema. A oficina foi desenvolvida em três momentos: No primeiro, utilizando slides realizamos uma abordagem sobre as relações de simetria presentes na natureza, promovendo o diálogo sobre o trabalho de Escher. Após discutirmos sobre o tema, apresentamos a construção de uma malha que dá origem ao caleidociclo no qual podem ser observadas as relações de simetria e ilusão de ótica presente nas obras do artista. Em seguida abordamos os procedimentos para a elaboração do material que expomos no quadro um modelo. Para a execução da atividade os estudantes receberam folhas de cartolina, réguas, material para colorir. Em grupos, os alunos foram construindo a malha, assim como ela foi apresentada e indagávamos de como deveriam proceder para que a malha saísse perfeitamente como desejada. Além disso, os licenciandos coloriram as malhas, para que ao montar o caleidociclo e fizesse o movimento de rotação às cores e/ou figuras se encontrassem em uma mesma fase. Para fazer o encerramento da oficina, logo após a realização do caleidociclo, os estudantes socializaram suas construções explorando-o e falando sobre a experiência na oficina. Assim, pudemos notar que durante a oficina, os alunos ficavam surpresos com a quantidade de conceitos que podiam ser extraídos de uma simples construção de malha e todas as características simétricas existentes no processo de rotação do objeto.

Biografia do Autor

Juliana Leal Salmasio, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Juliana Leal Salmasio, Mestranda em Educação Matemática pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul - UFMS, Licenciada em Matemática pela Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD, é membro do Grupo de Pesquisa Tecnologias em Educação Matemática - GPTEM/UFGD e do Grupo de Estudos de Tecnologia e Educação Matemática - GETECMAT/UFMS . Pesquisando sobre o uso das tecnologias digitais na formação inicial de professores, processo de ensino e aprendizagem e metodologias de ensino.
Tiago Dziekaniak Figueiredo, Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD
Tiago Dziekaniak Figueiredo, Professor Assistente da Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD, lotado na Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia - FACET, Doutorando em Educação Pela Universidade Federal de Pelotas - UFPEL, Mestre em Educação em Ciências e Licenciado em Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Líder do Grupo de Pesquisa Tecnologias na Educação Matemática - GPTEM/CNPq e do Grupo de Estudos Interdisciplinares Arte e Matemática - GEIAM, vinculado ao IMEF da FURG. É membro Grupo de Estudos Inclusão Tecnológica - GEITEC e do Grupo de Pesquisa Educação a Distância e Tecnologia - EAD-TEC/CNPq. Atua nas áreas de metodologias acopladas as tecnologias digitais, ensino de Matemática e interdisciplinaridade.
Publicado
2018-09-14