PRÁTICA PEDAGÓGICA ALTERNATIVA PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA

  • João Carlos Leal Cunha UEMS
Palavras-chave: Matemática. Estratégia. Aprendizagem Significativa.

Resumo

RESUMO

 O trabalho teve como finalidade destacar a prática de novas metodologias de ensino para a Matemática. O objetivo foi despertar no aluno o interesse em aprender conhecimentos matemáticos que estão presentes em sua vida e ao final verificar se o procedimento utilizado pelo professor produziu uma aprendizagem significativa. A atividade matemática abordada foi o conteúdo de permutações, arranjos e combinações presentes no Referencial Curricular do Ensino Médio da Rede Pública de Ensino do Estado de Mato Grosso do Sul e foi realizada com uma turma do 2º a no. O trabalho foi dividido em duas etapas, sendo que na primeira o professor explicava aos alunos os conceitos de arranjo, combinação e permutação. Já na segunda etapa coube aos alunos se dividirem em grupos e ficarem responsáveis por elaborar uma questão sobre o assunto sorteado, elaborar estratégias para resolvê-la e fazer a dramatização da mesma.

Biografia do Autor

João Carlos Leal Cunha, UEMS
Proofessor de Matemática da rede pública de ensino e mestrando em matemática.

Referências

ANTUNES, Celso. A avaliação da aprendizagem escolar. Fasc. 11. Petrópolis, RJ : Vozes, 2012.

AUSUBEL, D. P. A aprendizagem significativa: a teoria de David Ausubel. São Paulo: Moraes, 1982.

BORBA, Rute Elizabete de Souza Rosa; PESSOA, Cristiane Azevedo dos Santos; ROCHA, Cristiane de Arimatéia. Como estudantes e professores de anos iniciais pensam sobre problemas combinatórios. Educação Matemática Pesquisa. São Paulo, 2013, v. 15, n. esp., p. 895-908.

CUNHA, M. V. Psicologia da Educação. Rio de Janeiro : DP & A, 2000.

IEZZI, Gelson; DOLCE, Osvaldo; DEGENSZAJN, David Mauro; PÉRIGO, Roberto. Matemática. Volume único. 8ª reimpressão. São Paulo : Atual Editora, 1997.

LOPES, José Marcos; REZENDE, Josiane de Carvalho. Um novo jogo para o estudo do raciocínio combinatório e do cálculo de probabilidade. Bolema, Rio Claro, 2010, p. 657-682.

MORGADO, A.C. de et al. Análise combinatória e probabilidade. Impa/Vitae, 1991.

PESSOA, Cristiane Azevedo dos Santos; BORBA, Rute Elizabete de Souza Rosa. Quem dança com quem: o desenvolvimento do raciocínio combinatório de crianças de 1ª a 4ª série. Zetetiké, Campinas, SP, jun. 2009, v. 17, n. 31, p. 105-150.

RABELO, Edmar Henrique. Textos matemáticos: produção, interpretação e resolução de problemas. 3. ed. rev. e ampl. Petrópolis, RJ : Vozes, 2002.

SANTOS, J. C F. dos. Aprendizagem Significativa: modalidades de aprendizagem e o papel do professor. Porto Alegre: Mediação, 2008.

Publicado
2018-09-14