LESSON STUDY NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: processo desenvolvido no ambiente do Estágio Supervisionado

  • Giovana Papacosta Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Patrícia Sandalo Pereira Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Palavras-chave: Formação Inicial, Estudo de Aula, Estágio Obrigatório, Lesson Study.

Resumo

O objetivo deste trabalho é apresentar um recorte da dissertação de mestrado que está sendo desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Diante das propostas de processos formativos diferentes para a Formação Inicial de Professores de Matemática, em nossa pesquisa utilizamos o processo de origem japonesa Lesson Study que consiste em três etapas: planejamento colaborativo, aula com observação e sessão de reflexão com possibilidade de replanejamento e seguimento. A pesquisa foi realizada com os alunos na disciplina Estágio Supervisionado I do curso de Licenciatura em Matemática da UFMS no primeiro semestre do ano de 2017. As análises estão sendo iniciadas na pesquisa, já tendo sido feitas algumas dos relatórios finais de estágio, as quais são trazidas nesse artigo. A partir dos relatórios, pudemos observar movimentos de colaboração, investigação e reflexão pelos estagiários, o que contribui para a formação destes enquanto professores de Matemática.

Referências

BAPTISTA, M. et. al. Aprendizagens Profissionais de Professores dos Primeiros Anos Participantes num Estudo de Aula. Educação em Revista. v.30, n.4, p.61-79. out-dez/2014. Belo Horizonte, 2014.

MURATA, A. Introduction: Conceptual Overview of Lesson Study. In HART, L.C. et al. (eds.), Lesson Study research and Practice in Mathematics Education, Springer Dordrecht Heidelberg London New York, 2011. Disponível em <https://www.researchgate.net/publication/251104164>. Acessado em 23 de maio de 2018.

Publicado
2018-09-14