FUTUROS PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS EM UM GRUPO COLABORATIVO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E OS SABERES DA DOCÊNCIA

  • Marcielli de Lemos Cremoneze Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Klinger Teodoro Ciríaco Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Palavras-chave: Saberes Docentes, Grupo Colaborativo, Educação Matemática, Anos Iniciais.

Resumo

Este artigo apresenta primeiras impressões da dinâmica de um trabalho colaborativo constituído por futuros professores e professoras que ensinam Matemática nos anos iniciais. Encontra-se vinculado a uma dissertação de mestrado em desenvolvimento no Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da UFMS, Campo Grande, na linha de pesquisa “Formação de Professores e Currículo”. A metodologia adotada é de caráter qualitativo resultado do contato direto dos pesquisadores com o ambiente natural de coleta de dados. A coleta de informações desenvolve-se no contexto de um projeto de extensão intitulado “Grupo de Práticas Colaborativas em Educação Matemática nos anos iniciais” (GPCEMai) da UFMS, Câmpus Naviraí. Confiamos que ao longo dos encontros e a partir de leituras mais aprofundadas poderemos investigar o movimento do grupo com os olhares voltados ao processo de construção de saberes dos futuros professores ao refletirem sobre o ensino e aprendizagem dos conteúdos matemáticos com base na resolução de problemas.

Biografia do Autor

Marcielli de Lemos Cremoneze, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática

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Publicado
2018-09-14