INFÂNCIA, IMAGENS E MATEMÁTICA(S): EXTERNALIZAÇÕES DE ALUNOS DO 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

  • Amanda Silva de Medeiros Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Aparecida Santana de Souza Chiari Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Palavras-chave: Infância, Nativos Digitais, Vídeos, Externalizações Matemáticas.

Resumo

Este artigo traz um recorte de uma pesquisa de mestrado em andamento que tem como objetivo analisar externalizações matemáticas de alunos do 1º ano do ensino fundamental de uma escola particular do município de Miranda/MS. Sendo esta uma pesquisa qualitativa, as externalizações foram feitas por meio de vídeos, produzidos por grupos de 3 alunos, em que estes mostravam na escola o que consideravam matemática. A utilização do recurso do vídeo se dá por estes alunos (entre 6 e 7 anos) serem nativos digitais e estarem habituados ao uso deste recurso, além das potencialidades que as produções imagéticas de crianças proporcionam, ao permitirem que o corpo, as imagens e os gestos falem por elas. Para discutirmos as externalizações, utilizamos os constructos de infância, por estarmos pesquisando nesta fase, e de atitudes- componentes cognitivos, afetivos e comportamentais - por estas constituírem-se nas externalizações dos alunos. Ao refletirmos sobre os episódios concluímos que as crianças constituem suas verdades e saberes a partir de suas experiências, direcionando sua intensidade para aquilo que consideram importantes no que vivenciaram. Além disso, vivenciamos com as crianças esta fase de travessia, idas e voltas e vertigens registradas nos vídeos produzidos por eles.

Biografia do Autor

Amanda Silva de Medeiros, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática.

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Publicado
2018-09-14