CÁLCULO MENTAL NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

  • Jéssica Serra Corrêa da Costa UFMS
Palavras-chave: Habilidade, Cálculo Mental, Teoria Antropológica do Didático, Anos Iniciais.

Resumo

Estimar o valor de uma compra ou desenvolver uma estratégia para solução de cálculos imediatos, são exemplos da presença do cálculo mental em atividades diárias. Em vista da sua importância e utilidade, nas atividades escolares o cálculo mental começa a ser desenvolvido nos anos iniciais do ensino fundamental. Partindo desse contexto, em nossa dissertação, apontamos como o mesmo está sendo trabalhado nessa etapa de escolaridade, bem como o que estamos considerando como cálculo mental. Assim, nesse artigo apontamos alguns dos resultados de nosso trabalho de mestrado, que teve como referencial teórico-metodológico a Teoria Antropológica do Didático (CHEVALLARD, 1999). Em nossas conclusões, apresentamos a articulação do cálculo mental com atividades de composição e decomposição de números e com outras noções relacionadas ao sistema de numeração decimal.

Referências

AUTOR 2. A Teoria Antropológica do Didático como ferramenta metodológica para análise de livros didáticos. Zetetiké, Campinas/SP, v. 25, ISSN 2176-1744, 2017.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. [Brasília: MEC], 2017.

_______. Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica. Guia de Livros Didáticos, PNLD/2016. Brasília: MEC/SEF, 2015.

_______. Ministério da Educação, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília: MEC/SEF, 1997.

AUTOR 1. O CÁLCULO MENTAL EM UMA COLEÇÃO DE LIVROS DIDÁTICOS DOS ANOS INICIAIS. 2018. 171 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campo Grande. 2018

GUIMARÃES, S. D. A prática regular de cálculo mental para ampliação e construção de novas estratégias de cálculo por alunos do 4º e 5º ano do Ensino Fundamental. 2009. 261 f. Tese (Doutorado em Educação) – Centro de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campo Grande. 2009.

PARRA, C. Cálculo mental na escola primária. In: PARRA C. & SAIZ, I. (org.) Didática da Matemática. Porto Alegre: Artes Médicas,1996, p.36-47.

SANTOS, S. F; MELLO, M. L. M. Cálculo Mental no Ensino Fundamental I: Papel, Valor e Significado. Disponível em Acesso em: 29 de Set. 2016.

Publicado
2018-09-14