ANÁLISE DA PRODUÇÃO ESCRITA EM MATEMÁTICA: A CONSTRUÇÃO DE UM INSTRUMENTO DE ENSINO PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

  • Milene Malaquias Cardoso Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Londrina, Paraná, Brasil
  • Jader Otavio Dalto Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Londrina, Paraná, Brasil
Palavras-chave: Educação Matemática, Análise da Produção Escrita, Educação de Jovens e Adultos, Educação Básica.

Resumo

A análise da produção escrita dos alunos, seja em uma prova ou até mesmo em tarefas de sala de aula, pode possibilitar ao professor uma reflexão sobre sua própria prática, possíveis dificuldades e a maneira como o aluno aprende. O objetivo deste trabalho é relatar a construção de uma proposta de ensino que utiliza a análise da produção escrita como um fio condutor nas aulas de Matemática, baseada em Santos (2014), para ensinar o conteúdo de Progressão Aritmética na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Para a construção da proposta, foram realizadas, previamente, três práticas iniciais, nas quais alunos foram colocados na atividade de analisar produções escritas de Matemática. A partir delas e considerando as particularidades da Educação de Jovens e Adultos, uma primeira versão da proposta de ensino foi elaborada e aplicada a alunos. Em seguida a essa aplicação, foi realizada uma segunda versão e, com ela, uma proposta com hipóteses do que pode acontecer em uma aula de Matemática.

Referências

BOLÍVAR BOTIA, A. ¿De nobis ipsis silemus?: epistemología de la investigación biográfica-narrativa en educación. Revista Electrónica de Investigación Educativa, México, DF, v. 4, n. 1, 2002.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Proposta curricular para a educação de jovens e adultos: segundo segmento do ensino fundamental (5ª a 8ª série): Matemática. Brasília, 2002. 67p.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Fundamental. Proposta curricular para a educação de jovens e adultos. Brasília: MEC/SEF, 2002b. v. 1.

AUTOR, 2016

AUTOR, 2017a

AUTOR , 2017b

FONSECA, M. da C. F. R. Educação Matemática de Jovens e Adultos: especificidades, desafios e contribuições. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2005.

MONTEIRO, E. F.C. Práticas avaliativas em Matemática na Educação de Jovens e Adultos: estudo de caso de uma escola da Rede Municipal de Belo Horizonte. Ouro Preto, 2010. 202 f. Dissertação (Mestrado Profissionalizante em Educação Matemática) – Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2010.

RABELO, A. O. A importância da investigação narrativa na educação. In: Educ. Soc., Campinas, v. 32, n. 114, p. 171-188, jan.-mar. 2011.

Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/es/v32n114/a11v32n114.pdf .Acesso em: 20 maio, 2017.

SANTOS, E. R. dos. Analise da produção escrita em Matemática: de estratégia de avaliação a estratégia de ensino. Tese (Mestrado em ensino de Ciências e Educação Matemática) – Centro de Ciências Exatas, Universidade Estadual de Londrina, 2014.

SOUZA, M. A. Educação de jovens e adultos. 1. ed. Curitiba: Intersaberes, 2012.

Publicado
2018-09-14