A INTEGRAÇÃO DO AMBIENTE 3D NAS AULAS DE MATEMÁTICA: POSSIBILIDADE DE ENSINO DA GEOMETRIA ESPACIAL; O USO O GEOGEBRA.

  • Erilton Barbosa Barbosa Neves FACSUL
  • Pedro Paulo Rodrigues FACSUL
Palavras-chave: Ensino e aprendizagem, pesquisa-ação, Geometria Dinâmica, Geogebra

Resumo

Este relato procura apresentar a Geometria Dinâmica com a utilização do Geogebra e o auxílio do recurso tecnológico óculos 3D, com o aporte teórico da pesquisa-ação como possibilidade de trabalho e prática reflexiva do processo de Ensino e Aprendizagem. Mostra também, alguns resultados dessa opção metodológica em oficinas e/ou sala de aula, há de se considerar sua aplicabilidade naformação de professores de Matemática voltada ao trabalho da Geometria e a integração do computador

Referências

BAIRRAL, M. A. – Discurso, Interação e Aprendizagem Matemática em ambientes virtuais à distância. Editora Universidade Rural, Rio de Janeiro, 2007.

BITTAR, M. (2000) Informática na Educação e formação de Professores no Brasil Revista Série-Estudos: Periódico do Mestrado em Educação da UCDB, Campo Grande.

_______, M. A escolha do software educacional e a proposta pedagógica do professor: estudo de alguns exemplos de Matemática, 2007 (texto no prelo).

_______, M. Informática na Educação e formação de professores no Brasil. Revista Série-Estudos: Periódicos do Mestrado em Educação da UCDB, Campo Grande-MS, 2000.

BRASIL. Ministério da Educação / Secretaria de Educação Fundamental.Parâmetros Curriculares Nacionais: matemática- 1º e 2º ciclos. Brasília: MEC/SEF, 1997.

BROUSSEAU, G. (1986) Fondements et méthodes de la didactique des mathématiques. RecherchesenDidactiquedesMathématiques, v.7, n.2, p.33-115,

NÓVOA, A. – Formação de professores e profissão docente. In: Nóvoa, A. (Org). Os professores e a sua formação. Lisboa: Dom Quixote, p. 15-33, 1992.

PONTE, J. P. – Investigar a nossa própria prática. In GTI (Ed.), Refletir e investigar sobre a prática profissional (p. 5-28). Lisboa: APM, 2002.

THIOLLENT, M. – Metodologia da Pesquisa-Ação. Editora Cortez. São Paulo-SP, 2007.

Publicado
2018-09-14