ASPECTOS DO CONHECIMENTO MATEMÁTICO PARA O ENSINO MOBILIZADOS POR ALUNOS DA FORMAÇÃO INICIAL DE MATEMÁTICA EM UM CURSO DE EXTENSÃO SOBRE ANÁLISE DA PRODUÇÃO ESCRITA

  • Fernando Francisco Pereira Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Jader Otávio Dalto Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Palavras-chave: Educação Matemática, Análise da Produção Escrita, Conhecimentos Matemáticos para o ensino, Formação Inicial

Resumo

O artigo aqui apresentado serve de pano de fundo para o desenvolvimento de uma dissertação no âmbito do Mestrado Profissional em Ensino de Matemática. O pontapé inicial dos estudos é a aplicação de um Curso de Extensão que contou com a participação, dentre outras pessoas, de 3 (três) Licenciandos em Matemática. O foco do curso era abordar os aspectos básicos da Análise da Produção Escrita (Santos, 2014; Cardoso, 2017; Silva, 2017), além de discutir e elaborar Tarefas de Análise da Produção Escrita, vista como uma oportunidade de ensino e aprendizagem de Matemática. A partir das atividades desenvolvidas no curso foi possível obter os dados que subsidiarão a pesquisa. O objetivo principal da pesquisa é identificar e caracterizar os aspectos do Conhecimento Matemático para o Ensino – MKT (Ball, Thames e Phelps, 2008) de graduandos em Matemática mobilizados a partir do curso de extensão. Ainda na fase inicial da análise é possível considerar que os participantes saíram do curso com uma bagagem importante de conhecimento da Análise da Produção Escrita e do processo de elaboração e condução de Tarefas de Análise da Produção Escrita. Quanto aos aspectos do MKT, ainda não foi possível empreender uma análise consistente em virtude do recém termino do curso.

Referências

AERA - American Educational Research Association. 1985 AERA Annual Meeting - March 31 - April 4. Educational Researcher, v. 13, n. 5, 1984, p. 12–19. doi: 10.3102/0013189x014002018

BALL, Deborah L. What mathematical knowledge is needed for teaching mathematics? Secretary’s Summit on Mathematics, U.S. Department of Education, Washington, D.C, 2003.

BALL, Deborah L.; THAMES, Mark H.; PHELPS, Geoffrey. Content Knowledge for Teaching. Journal of Teacher Education, v. 59, n. 5, 2008, p. 389 – 407. doi: 10.1177/0022487108324554

BARGIBAND, Josh; BELL, Sarah; BEREZOVSKI, Tetyana. Guided reflections on mathematical tasks: Fostering MKT in college geometry. In: Proceedings of the 19th Annual Conference on Research in Undergraduate Mathematics Education. 2016. p. 2 - 414.

BOGDAN, Robert; BIKLEN, Sari. Investigação qualitativa em investigação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto: Porto, 1994.

BURIASCO, Regina L. C. de (Org.). GEPEMA: espaço e contexto de aprendizagem. Curitiba: CRV, 2014.

BURIASCO, Regina L. C. de; FERREIRA, Pamela. E. A.; CIANI, Andréia B. Avaliação como Prática de Investigação (alguns apontamentos). BOLEMA, v. 33, 2009, p. 69-96. Disponível em: <https://goo.gl/SHpjKq> Acesso em: 23 mai. 2018

CARDOSO, Milene A. M. Análise da produção escrita em Matemática: quatro histórias da construção de uma proposta de ensino para a Educação de Jovens e Adultos. 2017. 101 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Londrina, 2017.

CHARALAMBOUS, Charalambos Y. Investigating the knowledge needed for teaching mathematics: An exploratory validation study focusing on teaching practices. Journal of Teacher Education, v. 67, n. 3, p. 220-237, 2016. doi: 10.1177/0022487116634168

CURY, Helena N.; BISOGNIN, Eleni. Conhecimento matemático para o ensino: um estudo com professores em formação inicial e continuada. Revista Thema, v. 14, n. 3, p. 241-249, 2017.

AUTOR (2007)

KARNAL, Leandro. Conversas com um jovem professor. São Paulo: Editora. Contexto, 2012.

LAUTENSCHLAGER, Etienne; RIBEIRO, Alessandro J. Reflexões acerca do impacto do conhecimento matemático dos professores no ensino: a álgebra da Educação Básica. Jornal Internacional de Estudos em Educação Matemática, v. 7, n. 3, 2015. doi: 10.17921/2176-5634.2014v7n3p%25p

MORAES, Roque; GALIAZZI, Maria do C. Análise textual discursiva: processo reconstrutivo de múltiplas faces. Ciênc. Educ. (Bauru), v. 12, n. 1, 2006. doi: 10.1590/S1516-73132006000100009

MORAES, Roque; GALIAZZI, Maria do C. Análise textual discursiva. Ijuí: Editora Unijuí, 2011.

MOREIRA, Plinio C. O conhecimento matemático do professor: formação na licenciatura e prática docente na escola básica. 2004. 195 f. Tese (Doutorado em Educação). Pós-Graduação Conhecimento e Inclusão Social, Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais. 2004.

MORETTO, Vasco V. Avaliar com eficácia e eficiência. In: MORETTO, Vasco V. Prova: um momento privilegiado de estudo, não um acerto de contas. 9ª ed. Rio de Janeiro: Lamparina, 2010. p. 115 – 151.

SANTOS, Edilene R. dos. Análise da produção escrita em matemática: de estratégia de avaliação a estratégia de ensino. 2014. 156 f. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) – Centro de Ciências Exatas, Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2014.

SHULMAN, Lee S. Those Who Understand: Knowledge Growth in Teaching. Educational Researcher, v. 15, n. 2, 1986, p. 4 – 14. doi: 10.2307/1175860

SHULMAN, Lee S. Knowledge and Teaching: Foundations of the New Reform. Harvard Educational Review, v. 57, n. 1, p.1 – 23, 1987. doi: 10.17763/haer.57.1.j463w79r56455411

SILVA, Dayani Q. da. Processo de produção de saberes docentes sobre temáticas da Avaliação e Análise da Produção Escrita em Matemática em um curso de extensão. 2017. 137 p. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Londrina, 2017.

STEELE, Michael D.; HILLEN, Amy F.; SMITH, Margaret S. Developing mathematical knowledge for teaching in a methods course: the case of function. Journal of Mathematics Teacher Education, v. 16, n. 6, p. 451 - 482, 2013. doi: 10.1007/s10857-013-9243-6

ZOPF, Deborah A. Mathematical knowledge for teaching teachers: the mathematical work of and knowledge entailed by teacher education. 2010. 260 f. Tese (Doutorado de Filosofia – Educação) – Universidade de Michigan. 2010.

WESLEY DA SILVA, Darlysson. Conhecimentos de professores que ensinam matemática em um grupo de trabalho que analisa produções escritas em matemática. 2015. 165f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. 2015.

Publicado
2018-09-14