TAREFAS DE ANÁLISE DA PRODUÇÃO ESCRITA: UMA CARACTERIZAÇÃO A PARTIR DE DUAS EXPERIÊNCIAS

  • Fernando Francisco Pereira Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Iara Souza Doneze Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Jader Otávio Dalto Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Resumo

No âmbito do Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Matemática – PPGMAT da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, dá-se continuidade aos estudos anteriormente desenvolvidos pelo GEPEMA – Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Matemática e Avaliação acerca da Análise da Produção Escrita - APE, mais especificamente à tese de doutorado de Santos (2014) que aborda APE como uma estratégia de ensino de Matemática. Diante dos contributos de Santos (2014), surge dentro do PPGMAT a dissertação de Cardoso (2017) que buscou experienciar na prática de sala de aula a APE como estratégia de ensino. Atualmente, partindo dos estudos de Santos (2014) e Cardoso (2017) concebe-se a expressão “Tarefas de Análise da Produção Escrita”. Tal concepção doravante só foi possível em decorrência da construção e aplicação de atividades onde o cerne de sua construção são produções escritas. Aqui será relatado, sucintamente, as experiências com tais atividades, as quais foram sustentadas pelos estudos de Cardoso (2017) que permite definir dois momentos de realização. Num primeiro momento: escolhe-se os exercícios e/ou produções escritas acerca do conteúdo que se quer trabalhar e monta-se um instrumento a ser aplicado em sala de aula. Num segundo momento: Aplica-se o instrumento e faz-se intervenções, promovendo discussões conduzindo para os objetivos desejados. Experiência 1. Entendendo a atividade como, instrumento, fio condutor de uma aula, sua aplicação se deu em uma turma de 7º ano com a participação de 20 alunos de um colégio estadual da região metropolitana de Londrina/PR. Aos participantes foram apresentados 3 três produções escritas de diferentes alunos acerca de um mesmo exercício, envolvendo lucro e prejuízo, das quais um estava incorreta e duas estavam corretas. No instrumento havia três questionamentos, induzidos pelas produções, os quais giravam entorno do julgamento de estar correto ou incorreto. Por fim, a única conclusão que se pôde fazer é que os alunos frente as resoluções prontas, distintas das que eles têm conhecimento, passam considerá-las como erradas por diferirem das suas. Experiência 2. Entendendo a atividade como uma Tarefa de Análise da Produção Escrita, sua aplicação se deu em uma turma da modalidade Educação de Jovens e Adultos, anos finais do Ensino Fundamental. Refinando os resultados e considerações da primeira experiência, está não se limitou entre o correto e incorreto. Objetivando trabalhar o conteúdo de equações de 1º grau, aos participantes foram apresentadas duas produções distintas de um mesmo exercício as quais subsidiaram a elaboração de 4 questionamentos construídos a partir de fragmentos das produções. Por fim, conclui-se que a forma como a atividade foi apresentada permitiu concluir que mesmo sem terem tido contado com determinadas propriedades os participantes apresentaram aportes que elementarmente as fundamentaram. Tais experiências proporcionaram um amadurecimento para que Tarefas de Análise da Produção Escrita, no âmbito dos estudos do PPGMAT, fossem definidas como: um instrumento e/ou atividade cujo surgimento se dá a partir de produções escritas, de modo que sua elaboração seja gradual e tenha como foco a análise de tais produções buscando nortear o ensino e aprendizagem de determinados conteúdos, portando-se como uma tarefa de questionamentos, reflexões, comparações e discussões quanto aos diferentes pontos de vista e procedimentos utilizados na solução de determinada situação.

Referências

CARDOSO, Milene A. M. Análise da produção escrita em Matemática: quatro histórias da construção de uma proposta de ensino para a Educação de Jovens e Adultos. 2017. 101 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Londrina, 2017.

SANTOS, Edilene R. dos. Análise da produção escrita em matemática: de estratégia de avaliação a estratégia de ensino. 2014. 156 f. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) – Centro de Ciências Exatas, Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2014.

Publicado
2018-09-14