LIVRO DIDÁTICO PROPOSTO PELO PNLD CAMPO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: CONCEPÇÃO DE UM PROFESSOR SOBRE AS CONTEXTUALIZAÇÕES E/DE CONTEÚDOS MATEMÁTICOS

  • Nilcéia Hellen Lacerda Dias Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
  • Enoque da Silva Reis
Palavras-chave: Concepção de Professor, Livro Didático, Educação do Campo.

Resumo

O trabalho apresenta a concepção de um professor de Matemática sobre as contextualizações referentes ao campo e conteúdos matemáticos presentes no Livro Didático proposto pelo PNLD Campo. Consiste em um recorte de monografia, que parte da seguinte questão: O que professores que atuam nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental em escolas da zona rural concebem a respeito das contextualizações e/de conteúdos matemáticos expressas no Livro Didático para o Campo? Neste caso, o objetivo principal é investigar o que revela um professor a respeito dessas contextualizações. Adotou-se o referencial teórico da Educação do Campo. As informações foram obtidas por meio de entrevista semiestruturada com um professor com nome fictício de Pedro, do 4º ano, na Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Tarsila do Amaral, Teixeirópolis/RO,. Os resultados mostram o professor com uma opinião negativa, destacando-se a que o livro por ser multidisciplinar, tem conteúdo resumido. Sobre contextualização da vida no campo, alega que a realidade dos seus alunos não é refletida neste livro, pois as atividades estão mais voltadas para a agricultura, e na sua região predomina-se a pecuária leiteira. Portanto este livro poderia proporcionar um diálogo com o contexto dos alunos potencializando a aprendizagem da Matemática.

Referências

ARTONI, C. B. Relação entre perfil socioeconômico, desempenho escolar e evasão de alunos: Escolas do Campo e Municípios Rurais no Estado de São Paulo. Ribeirão Preto, 2012. 132p. Dissertação de Mestrado. Orientador: Cláudia Souza Passador.

BOGDAN, R.; BIKLEN, S. Investigação qualitativa em Educação: fundamentos, métodos, e técnicas. Portugal: Porto Editora, 1994.

BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Guia de Livros Didáticos PNLD Campo 2013: Matemática. Brasília: MEC, 2013.

BRASIL, W. A Revolução “PROHACAPIANA”. 2002. Disponível em: <http://www.primeiraversao.unir.br/atigos_pdf/numero037Walterlina.pdf>. Acesso em: 02 Dez. 2016.

BREITENBACH, F. V. A Educação do Campo no Brasil: uma história que se escreve entre avanços e retrocessos. Revista Espaço Acadêmico nº121. Jun. 2011.

CALDART, R. S. A Escola do campo em movimento. Coletivo Nacional de Educação do MST. Instituto Técnico de Capacitação e Pesquisa da Reforma Agrária (ITERRA). Brasil, 2003. Currículo sem Fronteiras, v.3, n.1, pp.60-81.

CONAE, Conferência Nacional de Educação. Construindo o sistema nacional articulado de educação: O plano nacional de educação, diretrizes e estratégias de ação. 2010.

FERREIRA, F. de J.; BRANDÃO, E. C. Educação Do Campo: Um olhar histórico, uma realidade concreta. Revista Eletrônica de Educação. Ano V. No. 09, jul./dez. 2011.

KNIJNIK, G. Currículo, etnomatemática e educação popular: um estudo em um assentamento do movimento sem terra. Currículo sem Fronteiras, v.3, n.1, pp.96-110, Jan/Jun 2003.

MINAYO, M. C. S. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 8ª ed. São Paulo: Hucitec, 2004.

MOLINA, M. C.; FREITAS, H. C. de A. Avanços e desafios na Construção da Educação do Campo. Em Aberto, Brasília, v.24, n.85, p. 17-31, abr. 2011.

MORON, C. F. As atitudes e as concepções dos professores de educação infantil com relação à Matemática. 1999, p. 87-102. Disponível em: <https://www.fe.unicamp.br/revistas/ged/zetetike/article/view/2605/2349>. Acesso em: 13 jan. 2016.

PEREIRA, C. de S.; COSTA, T. F. dos S.; OLIVEIRA, T. S. de. As experiências educativas de crianças e adolescentes do campo em Ji-Paraná: O êxodo anunciado. SED (Seminário de Educação). UNIR, 2013.

Publicado
2018-09-14