MODELAGEM MATEMÁTICA COMO UMA ESTRATÉGIA DE ENSINO DE MATEMÁTICA PARA PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA

  • debora coelho souza ufms
  • Claudia carreira da rosa UFMS
Palavras-chave: Formação Continuada de Professores, Modelagem Matemática, Anos iniciais.

Resumo

Nesse trabalho apresentamos uma pesquisa que relaciona o uso da Modelagem Matemática como uma estratégia de ensino de Matemática para professores que trabalham nos anos iniciais. Para tanto oferecemos a alguns professores deste nível de ensino um curso de formação continuada em uma cidade do interior de Mato Grosso do Sul. Nosso objetivo, neste curso de formação continuada, foi mostrar que é possível trabalhar com a Modelagem Matemática neste nível de ensino de forma investigativa, aprendendo e ensinando ao mesmo tempo. Tal estratégia pode possibilitar ao professor promover discussões ricas, tanto de conteúdo matemático quanto sobre a utilização dos mesmos, tornando-a assim mais concreta. Neste nível de ensino, em geral, os professores precisam ensinar Matemática, porem sua formação, muitas vezes, é insuficiente, ou seja, falta aprofundamento de conteúdos matemáticos e metodologias que auxiliem este ensino. Neste contexto, defendemos que capacitar o professor para o ensino de matemática de forma que o mesmo tenha a oportunidade de se renovar e até mesmo de aprender pode levá-lo a refletir sobre sua prática, fazê-lo buscar aprender enquanto ensina e assim melhorar sua atuação em sala de aula e consequentemente melhorar o ensino de matemática nos anos iniciais.

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Publicado
2018-09-14