ESTATÍSTICA E GOVERNAMENTO NOS LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA DO PNLD 2018: UM OLHAR SOBRE A COLONIALIDADE

  • Renata Rodrigues Souza UFMS- Universidade Federal da Grande Dourados
Palavras-chave: Educação Matemática, Governamento, Estatística, Colonialidade.

Resumo

Neste artigo, proponho a analisar o projeto de pesquisa que foi utilizado para o ingresso no mestrado em Educação Matemática da UFMS- Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, campus de Campo Grande-MS. A ideia do artigo veio por meio da disciplina de Tópicos Especiais em Educação Matemática: “Educação Matemática e Pensamento Liminar” que apresentou várias temáticas discutidas nas aulas. Na primeira parte realiza uma apresentação do que se consiste a pesquisa, onde a mesma aborda a temática de governamento através do conteúdo de estatística analisado nos livros didáticos de matemática do 3º ano do Ensino Médio aprovados pelo PNLD de 2018, analisando os discursos que os livros vão trazer através do conteúdo de estatística como meio de governamento dos estudantes. Utilizaram-se como aporte teórico as ideias de Michel Foucault, bem como de Stuart Hall. Diante das discussões realizadas na disciplina e apresentação do projeto, na análise busquei relacionar o projeto com as discussões e um dos assuntos discutidos foi ao colonialismo, que me chamou muita atenção, com isso busquei indícios na escrita do projeto que tratavam de colonialismo. Assim, constatei ao final que de forma direta ou indiretamente o projeto continha aspectos de colonialismo bem como apresento na análise.

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Publicado
2018-09-14