OS PRIMEIROS PASSOS DE UMA PESQUISA: REFLEXÃO SOBRE A NARRATIVA DE UMA ALUNA DO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA ACERCA DE SUA EVASÃO

  • Léia Alves de OLiveria Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Palavras-chave: Colonialidade, Evasão, Licenciatura em Matemática

Resumo

Este artigo apresenta um movimento principiante de pesquisa de mestrado, uma proposta inicial a partir de narrativas de evadidos do curso de Licenciatura em Matemática, sendo assim apresentamos aqui uma primeira reflexão em uma (auto)biografia quanto a possíveis fatores que contribuíram para a evasão do curso e se esses fatores apresentam relação de colonialidade de poder, de saber ou de ser, desta maneira contaremos a história que não está nos documentos, mas na narrativa desta aluna que vos escreve, também evadida. Com o objetivo de analisar a narrativa quanto uma possível colonialidade no exercício profissional dos formadores de professores, para tanto utilizaremos a pesquisa bibliográfica, elaborando as sínteses dos textos citados neste artigo. Este trabalho intenciona provocar um pensar descolonial, ou melhor, dar espaço para que de alguma maneira a voz do subalterno possa falar, e ainda mais, que de alguma maneira seja ouvido, um alcance da voz do subalterno, do outro, que em algum momento fala e que alguém o irá ouvir num dia desses.

Biografia do Autor

Léia Alves de OLiveria, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
PPEDUMAT - Historia,Filosofia e Educação Matemática

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Publicado
2018-09-14