A IDENTIDADE PROFISSIONAL E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES REFLEXIVOS NO CONTEXTO DA MODELAGEM MATEMÁTICA
Resumo
Esse trabalho foi motivado pensando em algumas questões relacionadas à identidade profissional que o docente constitui ao longo de sua trajetória e quais efeitos dos saberes envolvidos nesse processo com a prática pedagógica desenvolvida. O objetivo norteador dessa investigação foi discutir a formação de professores considerando a identidade profissional de acordo com Pimenta, o professor reflexivo de acordo com Schon, e a questão da avaliação de aprendizagem segundo Luckezi, de forma a verificar alguns obstáculos referentes ao ensino e aprendizagem frente à Modelagem Matemática. Dentre alguns resultados obtidos, ressaltamos a importância de ações de formação inicial e continuada de professores a fim de melhorar a qualidade de ensino de matemática considerando a realidade do aluno.
Referências
ALMEIDA, L. M. W.; DIAS, M. R. Um estudo sobre o uso da Modelagem Matemática como estratégia de ensino e aprendizagem. Bolema, ano 17, n. 22, p.19-35, 2004.
ALMEIDA, L. M. W.; BRITO, D. S. Atividades de Modelagem Matemática: que sentido os alunos podem lhe atribuir? Ciência e Educação, v.11, n. 3, p. 483- 498, 2005 a.
BASSANEZI, R. C. Ensino-aprendizagem com modelagem matemática: uma nova estratégia. São Paulo: Contexto, 2006.
LINS, R. C.. Matemática, monstros, significados e educação matemática. In: M. A. V. Bicudo, M. C. Borba. (Org.). Educação Matemática: pesquisa em movimento. São Paulo: Cortez Editora, 2004, v., p. -.
LUCKESI, Cipriano Carlos. O que é mesmo o ato de avaliar? In: Revista Pátio – Ano 3 – Nº 12 – Fevereiro/Abril de 2000.
PIMENTA, Selma Garrido. Formação de professores: identidade e saberes da docência. In: PIMENTA, Selma Garrido. (Org). Saberes pedagógicos e atividade docente. São Paulo: Cortez Editora, 1999. (p. 15 a 34)
ROSA, C. C. Um estudo do fenômeno de congruência em conversões que emergem em atividades de modelagem matemática no ensino médio. 2009. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática), Universidade Estadual de Londrina, Londrina.
ROSA, C.C. A Formação do Professor Reflexivo no Contexto da Modelagem Matemática. Tese de doutorado (Programa de Pós-graduação em Educação para a Ciência e a Matemática). Universidade Estadual de Maringá, Maringá, 2013.
SCHÖN, D. A. Formar professores como profissionais reflexivos. In: NÓVOA, A. (org). Os professores e sua formação. Lisboa: Istituto de Inovação Educacional, 1992.