A IDENTIDADE PROFISSIONAL E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES REFLEXIVOS NO CONTEXTO DA MODELAGEM MATEMÁTICA

  • Estevão Ovando Neto Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Cláudia Carreira da Rosa Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Palavras-chave: Modelagem Matemática, Formação de professores, Saberes da Docência, Avaliação, Professor Reflexivo.

Resumo

Esse trabalho foi motivado pensando em algumas questões relacionadas à identidade profissional que o docente constitui ao longo de sua trajetória e quais efeitos dos saberes envolvidos nesse processo com a prática pedagógica desenvolvida. O objetivo norteador dessa investigação foi discutir a formação de professores considerando a identidade profissional de acordo com Pimenta, o professor reflexivo de acordo com Schon, e a questão da avaliação de aprendizagem segundo Luckezi, de forma a verificar alguns obstáculos referentes ao ensino e aprendizagem frente à Modelagem Matemática. Dentre alguns resultados obtidos, ressaltamos a importância de ações de formação inicial e continuada de professores a fim de melhorar a qualidade de ensino de matemática considerando a realidade do aluno.

 

Biografia do Autor

Estevão Ovando Neto, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Mestrando em Educação Matemática
Cláudia Carreira da Rosa, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Doutora em Educação Matemática

Referências

ALMEIDA, L. M. W.; DIAS, M. R. Um estudo sobre o uso da Modelagem Matemática como estratégia de ensino e aprendizagem. Bolema, ano 17, n. 22, p.19-35, 2004.

ALMEIDA, L. M. W.; BRITO, D. S. Atividades de Modelagem Matemática: que sentido os alunos podem lhe atribuir? Ciência e Educação, v.11, n. 3, p. 483- 498, 2005 a.

BASSANEZI, R. C. Ensino-aprendizagem com modelagem matemática: uma nova estratégia. São Paulo: Contexto, 2006.

LINS, R. C.. Matemática, monstros, significados e educação matemática. In: M. A. V. Bicudo, M. C. Borba. (Org.). Educação Matemática: pesquisa em movimento. São Paulo: Cortez Editora, 2004, v., p. -.

LUCKESI, Cipriano Carlos. O que é mesmo o ato de avaliar? In: Revista Pátio – Ano 3 – Nº 12 – Fevereiro/Abril de 2000.

PIMENTA, Selma Garrido. Formação de professores: identidade e saberes da docência. In: PIMENTA, Selma Garrido. (Org). Saberes pedagógicos e atividade docente. São Paulo: Cortez Editora, 1999. (p. 15 a 34)

ROSA, C. C. Um estudo do fenômeno de congruência em conversões que emergem em atividades de modelagem matemática no ensino médio. 2009. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática), Universidade Estadual de Londrina, Londrina.

ROSA, C.C. A Formação do Professor Reflexivo no Contexto da Modelagem Matemática. Tese de doutorado (Programa de Pós-graduação em Educação para a Ciência e a Matemática). Universidade Estadual de Maringá, Maringá, 2013.

SCHÖN, D. A. Formar professores como profissionais reflexivos. In: NÓVOA, A. (org). Os professores e sua formação. Lisboa: Istituto de Inovação Educacional, 1992.

Publicado
2018-09-14