Traços de colonialidade de poder: um olhar para os estudos desenvolvidos em História da Educação Matemática

  • Ana Maria de Almeida Secretaria Municipal de Educação - SEMED
Palavras-chave: Formação de Professores de Matemática, GHOEM, HEMEP, Colonialidade

Resumo

Este texto trata de parte de uma pesquisa de doutorado, até o momento, intitulada como “Um olhar para as pesquisas desenvolvidas nos grupos de História Oral e Educação Matemática- GHOEM e História da Educação Matemática em Pesquisa- HEMEP: evidências de diferentes contextos de produção da Educação Matemática brasileira”. Neste exercício de escrita lançamos um olhar para algumas pesquisas desses grupos na tentativa de construir relações a partir do conceito de colonialidade de poder, fundado no pensamento de Walter Mignolo, Anibal Quijano e seus correlatos. Nesse movimento, nos colocamos a refletir, a partir de fontes produzidas em pesquisas de mestrado e doutorado, sobre a multiplicidade de contextos de formação de professores que ensinam e/ou ensinaram matemática, ancoradas em uma diversidade de contextos políticos e econômicos em diferentes momentos na história da educação brasileira.

Biografia do Autor

Ana Maria de Almeida, Secretaria Municipal de Educação - SEMED
Possui graduação em Matemática (Habilitação), no ano de 2004 - Universidade Católica Dom Bosco, os cursos AVA no contexto da aprendizagem e avaliação no ano 2012 - Secretaria Municipal de Educação de Campo Grande - MS, Tutoria Online - Secretaria Municipal de Educação de Campo Grande - MS em 2013, Pós Graduação em Educação Matemática no ano de 2007– Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal - UNIDERP, Mestrado em Educação Matemática. Atua no acompanhamento pedagógico das escolas da Rede Municipal de Ensino – (REME) como professora formadora do Núcleo de Tecnologias Educacional, é conteudista de cursos referentes às tecnologias educacionais e administradora do Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle da Secretaria Municipal de Educação – (SEMED), Campo Grande – MS.

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Publicado
2018-09-14