TECNOLOGIAS INTEGRADAS AO CURRICULO: CONTRIBUIÇÕES NO ENSINO E NA APRENDIZAGEM DA ADIÇÃO COM O USO DA LOUSA DIGITAL

  • Bárbara Drielle Roncoletta Corrêa Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
  • Suely Scherer Universidade federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
Palavras-chave: Integração, Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC), Currículo, Ensino, Matemática

Resumo

Diante de uma sociedade cada vez mais digital, integrar as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) ao currículo escolar se faz cada vez mais importante e necessário, mas isso tem se constituído um grande desafio para os educadores. Nesse sentido, a pesquisa de mestrado em andamento, e que neste artigo apresentamos alguns resultados, analisar o processo de integração de TDIC ao currículo de uma turma do 3º ano do Ensino Fundamental. Nesse artigo iremos apresentar uma análise do processo de integração de TDIC ao ensino de adição nesta turma, em especial a lousa digital. A turma de alunos e a professora são de uma escola municipal de Campo Grande/MS. As informações produzidas foram analisados com base nos estudos de Sánchez, Almeida e Valente sobre Integração de Tecnologias ao Currículo. A partir dessa análise foi possível observar que apesar dos desafios com o uso de TDIC em sala de aula em escola pública, a integração das mesmas ao currículo pode fazer parte do cenário escolar, como o observado nesta prática da professora, contribuindo com os processos de ensino e de aprendizagem.

Referências

ALMEIDA, M. E. B. Transformações no trabalho e na formação docente na educação a distância online. Em Aberto, Brasília, v.23, n.84, p.67-77, nov. 2010. Disponível em < http://emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/view/2262>. Acesso em: 13 de jun. 2018.

ALMEIDA, M.E.B; VALENTE, J. A. Tecnologias e Currículo: trajetórias convergentes ou divergentes? São Paulo: Paulus, 2011.

ALMEIDA, M. E. B.; SILVA, M. DA G. M. DA. Currículo, Tecnologia e Cultura Digital: espaços e tempos de web currículo. Revista e-Curriculum, São Paulo, v. 7, n. 1, p. 1-19, abril 2011. Disponível em: <https://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum/article/view/5676>. Acesso em: 14 jun. 2018.

BARROS, D. M. V. Tecnologias da Inteligência: gestão da competência pedagógica virtual. Tese (Doutorado em Educação Escolar) – Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras, Campus de Araraquara, 2005.

BECKER, F. Educação e construção de conhecimento. 2 ed. Porto Alegre: Penso, 2012.

FREIRE, P. Pedagogia da Indagação: cartas pedagógicas e outros escritos. São Paulo: UNESP, 2000.

GOODSON, I. F. O currículo em Mudança. Estudos na construção social do currículo. Portugal: Porto Editora, 2001.

SÁNCHEZ, J. H. Integración Curricular de las TICs: Conceptos e Ideas. In Congresso Ibero-americano Informática Educativa, 2002. Disponível em <http://www.niee.ufrgs.br/eventos/RIBIE/2002/actas/paper-325.pdf>. Acesso em 14 de jun. de 2018.

SÁNCHEZ, J. H. Integración curricular de TICs. Concepto y modelos. Enfoques Educacionales, Chile, v. 5(1), p.51-65, 2003.

Publicado
2018-09-14