A COMISSÃO DO LIVRO TÉCNICO E DIDÁTICO (COLTED) EM MATO GROSSO: um olhar às operações aritméticas de multiplicação no livro didático “Matemática Escola Primária”
Palavras-chave:
história da educação matemática, edições didáticas, aritmética primária.
Resumo
Neste texto analisamos as práticas de resolver operações aritméticas de multiplicação presentes no livro didático Matemática Escola Primária, das autoras Margarida de Souza Sirangelo e Noely Sagebin de Albuquerque, do programa Comissão do Livro Técnico e Didático (Colted), que circulou no sul do estado de Mato Grosso uno no início da década de 1970. A investigação utiliza como fontes de pesquisa, além da obra citada, o Programa de Ensino mato-grossense de 1962 e uma nota de entrega de livros didáticos da Colted enviada ao Grupo General Malan de Campo Grande. O trabalho configura-se teórico-metodologicamente de natureza histórica, construindo o objeto de pesquisa a partir de elementos vindos da história da educação e da história cultural. Os resultados obtidos mostram o sentido de uma matemática a ensinar com base no livro didático analisado.
Publicado
2019-09-15
Seção
Trabalhos de Comunicação Oral - XV SESEMAT - 2021