Ir para o conteúdo principal
Ir para o menu de navegação principal
Ir pro rodapé
Atual
Arquivos
Notícias
Sobre
Sobre a Revista
Submissões
Equipe Editorial
Declaração de Privacidade
Contato
Buscar
Buscar
Cadastro
Acesso
Início
/
Arquivos
/
v. 13 n. 1 (2019): Anais do XIII SESEMAT - Seminário Sul-Mato-Grossense de Pesquisa em Educação Matemática
Publicado:
2019-10-09
Edição completa
1-404
Equipe Editorial
1-4
Sumário
5-9
Editorial
10-11
Um exercício de pesquisa sobre o mapeamento da formação de professores de matemática sob a ótica do pensamento de fronteira
Ana Maria Ana Maria de Almeida
13-23
O USO DO CELULAR NA PRODUÇÃO DE VÍDEOS: DISCUTINDO QUADRILÁTEROS
Tiago Nunes Borges, Aparecida Santana de Souza Chiari
24-35
UM ESTUDO SOBRE O ENSINO EXPLORATÓRIO DE MATEMÁTICA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
Victor Johnny Barrios Brites, Renata Viviane Raffa Rodrigues
36-46
ENSINO MÉDIO COM MEDIAÇÃO TECNOLÓGICA: UM ESTUDO A PARTIR DA TEORIA DA ATIVIDADE
Marizete Nink de Carvalho, Léia Alves de Oliveira
47-58
A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS PROPOSTA NO GUIA “VAMOS APRENDER MATEMÁTICA”
Dias Silva Dias, Edilene Simoes Costa dos Santos
59-70
TECNOLOGIAS DIGITAIS E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: EXPLORANDO A ADIÇÃO DE NÚMEROS NATURAIS
Fernanda Gabriela F S Duarte, Suely Scherer
71-82
CENÁRIOS PARA INVESTIGAÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Ana Carolina Faustino, Ana Carolina Faustino, Fernando Schlindwein Santino, Beatriz Gouvea Lopes
83-92
O ENSINO DA ÁLGEBRA TENDO A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS COMO FERRAMENTA
Lima Lima Lima da Silva
93-101
LOGARITMOS: UMA ABORDAGEM DIDÁTICA
Lima Lima Lima da Silva
102-111
MOVIMENTOS DE UM GRUPO DE TRABALHO
Alonso Arinos de Moraes
112-121
APRENDIZAGEM DE ÁREAS EM TRIÂNGULOS E QUADRILÁTEROS: UM ESTUDO SOBRE A HEURÍSTICA E A RECONFIGURAÇÃO
Cleide Ribeiro Mota Arinos, José Luiz Magalhães de Freitas
122-131
A COMISSÃO DO LIVRO TÉCNICO E DIDÁTICO (COLTED) EM MATO GROSSO: um olhar às operações aritméticas de multiplicação no livro didático “Matemática Escola Primária”
Leandro de Oliveira, Laura Silva Dias, Edilene Simões Costa dos Santos
132-147
CULTURA DIGITAL E WEB CURRÍCULO: CONCEPÇÕES DE PROFESSORES DO ENSINO SUPERIOR
Léia Alves de OLiveria, Nilceia Hellen Lacerda Dias, Reinaldo Camargo da Silva
148-157
ASPECTOS HISTÓRICOS DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NA FRONTEIRA DO BRASIL COM O PARAGUAI (1945 – 1995)
Luiz Carlos Pais, Edilene Simões Costa dos Santos, Késia Caroline Ramires Neves
158-169
O DESENVOLVIMENTO DE ATIVIDADES COM ROBÓTICA EDUCACIONAL
Lidiane Ottoni da Silva Petini
170-180
A MODELAGEM MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL: CONTRIBUIÇÕES DE LIVROS DIDÁTICOS
Antonio Sales, Cristiano de Lima Pedra, Jaqueline Vitorino Domingues
181-192
DO RISCAR AO TOCAR: O QUE HÁ DE DIFERENTE NO USO DO SMARTPHONE PARA APRENDER MATEMÁTICA?
Juliana Leal Salmasio, Aparecida Santana de Souza Chiari
193-204
GRUPO DE TRABALHO COMO OPORTUNIDADE DE FORMAÇÃO INICIAL EM UM CURSO DE PEDAGOGIA
Edivagner Souza dos Santos, Roberta Marisa Abrili Marconi
205-214
GRUPO DE TRABALHO COMO POSSIBILIDADE DE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES
Edivagner Souza dos Santos, Roberta Marisa Abrili Marconi
215-226
A MATEMÁTICA, MIRA E ATIRA NOS CORPOS E IDENTIDADES MATÁVEIS?
Eduardo Mariano da Silva, Angela Maria Guida
227-235
(UMA TENTATIVA DE) LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO DE PESQUISAS CIENTÍFICAS DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NA PERSPECTIVA INCLUSIVA DESENVOLVIDAS NO MATO GROSSO DO SUL
Suzana Ferreira Silva, Thiago Donda Rodrigues
236-244
SIGNIFICADOS PRODUZIDOS POR ALUNOS DO SEXTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL EM UM GRUPO DE TRABALHO
Jhenifer dos Santos Silva
245-254
CONVERSANDO SOBRE FREE FIRE: MODELAGEM MATEMÁTICA E TECNOLOGIAS DIGITAIS INTERMEDIAM O DIÁLOGO.
João Paulo Fernandes de Souza, Cláudia Carreira da Rosa, Guilherme Matos
255-265
O CUIDADO COM A SAÚDE: UMA QUESTÃO DE CIDADANIA NOS LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA DO ENSINO MÉDIO
Renata Rodrigues Souza, Marcio Antonio da Silva
266-276
UM ESTUDO PRAXEOLÓGICO DO CONTEÚDO DE CONGRUÊNCIA DE TRIÂNGULOS EM UM LIVRO DIDÁTICO
José Terêncio Neto
277-289
EXPERIÊNCIAS, VIVÊNCIAS E POSSIBILIDADES: UM CURSO DE CIÊNCIAS QUE FORMOU PROFESSORES DE MATEMÁTICA NA CIDADE DE COXIM/MS
Valeria de Carvalho Torquato, Thiago Pedro Pinto
290-300
A PROPOSTA DE ENSINO DE PROBABILIDADE EM UMA COLEÇÃO DE LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO MÉDIO: UMA ANÁLISE PRAXEOLÓGICA
Janielly Taila dos Santos Verbisck, Marilena Bittar
301-312
MATEMÁTICA: NOS DIAS ATUAIS AINDA EXISTE UM NÍVEL ALTO DE REJEIÇÃO?
Linda Nayara Damasceno, Juliany Cândido Ribeiro Rabelo
313-323
UMA EXPERIÊNCIA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA VOLTADA PARA ALUNOS DO 7º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: NOVOS SIGNIFICADOS ÀS REGRAS DE SINAIS
Danubio Casari Angelico, Renata Viviane Raffa Rodrigues
325-326
O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA (INCLUSIVA) EM CAMPO GRANDE/MS.
Joyce Braga
327-328
A[S] GEOMETRIA[S] ENSINADA[S] NO BRASIL NO SÉCULO XX
Marizete Nink de Carvalho, Thiago Pedro Pinto
329-330
JOGOS E BRINCADEIRAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: CONECTANDO A CRIANÇA PEQUENA E A MATEMÁTICA
Rosangela Paganardi Chagas, Cilmara Guizolfi Soares, Ana Carolina Faustino
331-332
Projeto TeDiMEM: movimentos iniciais de pesquisas em constituição
Aparecida Santana de Souza Chiari, Juliana Leal Salmasio, Victor Ferreira Ragoni
333-334
O QUE EU PRECISO SABER PARA ENSINAR MATEMÁTICA NO INÍCIO DA ESCOLARIZAÇÃO?": CONECTANDO INICIAÇÃO À DOCÊNCIA E MATEMÁTICA
Amanda Correia Cidreira, Paloma Serpa de Oliveira, Ana Carolina Faustino
335-336
ESTUDO DE CASO DE UM ALUNO SURDO NA DISCIPLINA DE LÓGICA MATEMÁTICA
Jaqueline Ferreira Cordeiro
337-338
PRODUÇÃO DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS: ARTICULANDO TECNOLOGIAS DIGITAIS E SALA DE AULA
Vanuza Camargo Durães, Aparecida Santana de Souza Chiari
339-340
FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA: UMA ANÁLISE DO PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DA UFMS/CPTL
Gerson Farias, Eugenia Uribe, Paulo Giareta
341-342
UM PESQUISAR INFANTE: PRIMEIRAS LINHAS
Vivian Nantes Muniz Franco
343-344
CONTRIBUIÇÕES DA TABUADA PARA O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO ALGÉBRICO
Adriana de Jesus Gabilão, Crys Michele Vieira de Oliveira Dutra, Renata Forti Braga
345-347
SABERES AFETIVOS NA INICIAÇÃO À DOCÊNCIA E SABERES CURRICULARES OFERECIDOS NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA
Guilherme Menezes Gomes, Antônio Vitor Lopez de Paula, Renata Viviane Raffa Rodrigues
348-349
HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NO GINÁSIO PAROQUIAL NOSSA SENHORA DA IMACULADA CONCEIÇÃO (GIC) EM AQUIDAUANA/MT.
Tharine Antunes Lopes, Laura Silva Dias
350-351
Psicologia da Educação Matemática: a produção do conhecimento de grupos de pesquisas brasileiros em relação ao conceito de atitude
Beatriz Gouvea Lopes, Ana Carolina Faustino, Klinger Teodoro Ciríaco
352-353
A Representação do Campesino em Livros Didáticos de Matemática Aprovados no PNLD 2017
Danusa Nunes de Menezes
354-355
A PERSPECTIVA DOS LICENCIANDOS EM MATEMÁTICA SOBRE O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS: ANALISANDO DISCURSOS COLETIVOS
Larissa Beatriz Molgora, Tiago Dziekaniak Figueiredo
356-357
O Ensino de Matemática ao Longo da História da Escola Visconde de Cairu
Aline Suemi Moroto, Edilene Simões Costa
358-359
CURSOS DE FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA NA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL: ASPECTOS HISTÓRICOS.
Rildo Pinheiro Nascimento, Edilene Simões Costa Santos
360-361
UM OLHAR SOBRE O TRABALHO COM OFICINAS PEDAGÓGICAS: UMA ESTRATÉGIA DE ENSINO DE MATEMÁTICA
Glauce kelly Souza de Oliveira, Tiago Dziekaniak Figueiredo
362-363
UM BREVE ESTUDO SOBRE KITS DE ROBÓTICA E SUAS APLICAÇÕES NA EDUCAÇÃO
Edvanilson Santos Oliveira, Patrícia Sândalo Pereira
364-365
A CONSTRUÇÃO DE RELAÇÕES DE CONFIANÇA ENTRE PROFESSOR E ALUNO NO ENSINO DE MATEMÁTICA
Bianca Mourão Osório, Renata Viviane Raffa Rodrigues
366-367
APRENDIZAGEM DE INTEGRAIS MÚLTIPLAS MEDIADA POR SMARTPHONE MOVIMENTOS INICIAIS
Victor Ferreira Ragoni, Aparecida Santana de Souza Chiari
368-369
O BRINCAR COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA PARA O ENSINO DE GEOMETRIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Suely Gomes Rocha, Edilaine Camilo, Ana Carolina Faustino
370-371
MOVIMENTOS DO GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISAS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, DIVERSIDADE E DIFERENÇA (GEduMaD)
Thiago Donda Rodrigues, Fernanda Malinosky Coelho da Rosa
372-373
FORMAÇÃO INICIAL DO PEDAGOGO: POSSIBILIDADES DE MUDANÇA DA CRENÇA, AUTO EFICÁCIA E DA ATITUDE POR MEIO DO DESENVOLVIMENTO DO TCC EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
Fernando Schlindwein Santino, Ana Carolina Faustino, Klinger Teodoro Ciríaco
374-375
SENTIMENTOS E REFLEXÕES MOBILIZADAS NO PROCESSO DE APRENDER A SER UM PROFESSOR DE MATEMÁTICA
Ingridy Maria Mirandola dos Santos, Matheus Ávila Rechinelli Leal, Ana Eduarda Proença Afonso
376-377
BATALHA NAVAL E SMARTPHONES: POSSIBILIDADES PARA O ESTUDO DE PROBABILIDADE
Felipe Gonçalves Silva, Aparecida Santana de Souza Chiari
378-379
CONTANDO COM O CORPO: O SISTEMA DE NUMERAÇÃO DECIMAL NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Danieli Siqueira da Silva, Janaína Almeida Costa, Ana Carolina Faustino
380-381
O FACEBOOK A FAVOR DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
Jacson José Rosa da Silva, Vanuza Camargo Durães
382-383
CONT4NDO HISTÓRIAS: AS AVENTURAS DE JOÃO E GUSTAVO
Gustavo Fernando Bernardes da Silva, Tiago Dziekaniak Figueiredo
384-385
ENTRE PADRÕES, PEIXES E CORES: O PENSAMENTO ALGÉBRICO NO PRIMEIRO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Tainara de Lima Silva, Eliane Sá de Oliveira, Ana Carolina Faustino
386-387
UM PROCESSO DE INTEGRAÇÃO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS AO CURRÍCULO DE TURMAS DO ENSINO MÉDIO: DESAFIOS E POSSIBILIDADES DE UMA ESCOLA EM COMUNIDADE REMANESCENTE QUILOMBOLA
Jacson José Rosa da Silva, Suely Scherer
388-389
PROCESSOS DE ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA: UM OLHAR A PARTIR DA COLONIALIDADE
Endrika Leal Soares
390-391
PRODUÇÃO HISTÓRICA A RESPEITO DA DISCIPLINA DE CONSTRUÇÕES GEOMÉTRICAS NOS CURSOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL
Mariana Duarte de Souza
392-393
UMA ANÁLISE DO CONTEÚDO DE NÚMEROS COMPLEXOS EM LIVROS DIDÁTICOS NO ENSINO MÉDIO SOB O OLHAR DA TEORIA ANTROPOLÓGICA DO DIDÁTICO.
José Terêncio Neto, Marilena Bittar
394-396
O OLHAR DE UM GUARANI PARA O PIBID-MATEMÁTICA E PARA A ESCOLA NÃO INDÍGENA
Misael Rodrigues Valiente, Renata Viviane Raffa Rodrigues
397-398
CONVITE AOS ENCONTROS: VÍDEOS-NARRATIVAS COM ALUNAS E ALUNOS EM LUGARES-ESCOLAS OUTROS
Bruna Letícia Nunes Viana, João Ricardo Viola dos Santos
399-400
TA’ARÕMBY – GRUPO DE ESTUDO E PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E SOCIEDADE
Larissa dos Santos Vieira, Amanda Correia Cidreira, Ana Carolina Faustino
401-402
TECNOLOGIAS ABERTAS: FERRAMENTAS PODEROSAS PARA ENSINO DE MATEMÁTICA
Luiz Fernando Frozza, Diego Fogaça Carvalho
403-404
Open Journal Systems
Informações
Para Autores