UM PROCESSO DE INTEGRAÇÃO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS AO CURRÍCULO DE TURMAS DO ENSINO MÉDIO: DESAFIOS E POSSIBILIDADES DE UMA ESCOLA EM COMUNIDADE REMANESCENTE QUILOMBOLA

  • Jacson José Rosa da Silva UFMS
  • Suely Scherer UFMS
Palavras-chave: Cultura Digital, Integração Tecnológica, Currículo

Resumo

Vivemos em uma sociedade que faz uso das tecnologias digitais no dia a dia como sendo algo natural, ou seja, uma prática enraizada em nosso modo de ser. Logo, surge a necessidade de analisar a maneira com que essas tecnologias tão presentes no cotidiano estão integradas ao currículo no contexto escolar. Dessa forma, buscar as possibilidades e desafios neste processo de integração é nosso objetivo principal. A pesquisa terá uma abordagem qualitativa e de cunho etnográfico nos permitindo abranger toda complexidade do contexto educacional analisado. Nosso campo de pesquisa será a Escola Estadual Zumbi dos Palmares, localizada na Comunidade Remanescente Quilombola de Furnas do Dionísio, município de Jaraguari - Mato Grosso do Sul, tendo como sujeitos alunos e professores do Ensino Médio. Nessa perspectiva, uma compreensãosobre os desafios e possibilidades no processo de integração de tecnologias digitais ao currículo irá se constituir. Assim, será formulado concepções, levantamentos e discussões acerca da realidade escolar, resultando em ações. Espera-se alcançar na análise do processo, um currículo que irá circular em torno de uma cultura digital imbricada à cultura de uma comunidade remanescente quilombola, que se efetivará diretamente na prática em sala de aula e currículo, englobando professores, alunos e comunidade local.    

Publicado
2019-09-15