A PROPOSTA DE ENSINO DE PROBABILIDADE EM UMA COLEÇÃO DE LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO MÉDIO: UMA ANÁLISE PRAXEOLÓGICA
Resumo
Nesse artigo apresentamos a análise da proposta de ensino de probabilidade em uma coleção de livros didáticos ensino médio, aprovada no Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) de 2018. Este trabalho é vinculado ao Grupo de Estudos em Didática da Matemática (DDMat). Como aporte teórico e metodológico, utilizamos a teoria antropológica do didático, desenvolvida por Yves Chevallard e colaboradores, que nos permite modelar e analisar as escolhas referentes à matemática e à didática presentes no ensino da probabilidade na coleção adotada. Com a produção e análise de dados, notamos que, de maneira geral, predominou uma proposta de ensino de probabilidade que visa o trabalho de técnicas para determinação da probabilidade de experimentos, do espaço amostral e as possibilidades de eventos específicos, bem como a constituição teórica de conceitos e justificativas para tais técnicas. Ao longo da coleção, não é valorizada a articulação entre as visões frequentista, geométrica, axiomática, subjetiva e intuitiva de probabilidade. Ainda que em algumas ocasiões propõe-se uma ou outra dessas concepções, a visão clássica é a dominante nesta proposta de ensino.
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