CONVERSANDO SOBRE FREE FIRE: MODELAGEM MATEMÁTICA E TECNOLOGIAS DIGITAIS INTERMEDIAM O DIÁLOGO.
Resumo
Este trabalho articula Modelagem Matemática e Tecnologias Digitais na proposta de uma atividade para a aula de Matemática. Tal atividade foi elaborada com base na problemática: Como abordar o tema Free fire no estudo da Matemática? Este é um jogo on-line, do tipo battle royale, que desperta o interesse dos alunos do nosso contexto educacional, em particular da Educação básica. Este contexto nos revela o perfil digital dos estudantes e nos leva a refletir sobre as tecnologias digitais na Educação Matemática. Observamos então o uso pedagógico do celular que unido a internet móvel possibilita acesso ao tema de nossa inquietação, o Free fire nas aulas de Matemática. Para elaborar a atividade realizamos pesquisas sobre o jogo, por meio de sites e conversas com jogadores com finalidade de exploração do mesmo. Na elaboração da atividade observamos o primeiro momento de desenvolvimento de atividades de Modelagem Matemática e assumimos a concepção de Modelagem Matemática como alternativa pedagógica para relacionar matemática escolar com situações não necessariamente matemáticas e que seja do interesse dos alunos, conforme Almeida e Brito (2005). Vislumbramos na construção do trabalho possíveis encaminhamentos da aprendizagem matemática através da atividade proposta.
Referências
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