CONVERSANDO SOBRE FREE FIRE: MODELAGEM MATEMÁTICA E TECNOLOGIAS DIGITAIS INTERMEDIAM O DIÁLOGO.

  • João Paulo Fernandes de Souza Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Cláudia Carreira da Rosa Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Guilherme Matos Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Palavras-chave: Modelagem Matemática, Tecnologias digitais, Free fire, Atividade de Modelagem

Resumo

Este trabalho articula Modelagem Matemática e Tecnologias Digitais na proposta de uma atividade para a aula de Matemática. Tal atividade foi elaborada com base na problemática: Como abordar o tema Free fire no estudo da Matemática? Este é um jogo on-line, do tipo battle royale, que desperta o interesse dos alunos do nosso contexto educacional, em particular da Educação básica. Este contexto nos revela o perfil digital dos estudantes e nos leva a refletir sobre as tecnologias digitais na Educação Matemática. Observamos então o uso pedagógico do celular que unido a internet móvel possibilita acesso ao tema de nossa inquietação, o Free fire nas aulas de Matemática. Para elaborar a atividade realizamos pesquisas sobre o jogo, por meio de sites e conversas com jogadores com finalidade de exploração do mesmo. Na elaboração da atividade observamos o primeiro momento de desenvolvimento de atividades de Modelagem Matemática e assumimos a concepção de Modelagem Matemática como alternativa pedagógica para relacionar matemática escolar com situações não necessariamente matemáticas e que seja do interesse dos alunos, conforme Almeida e Brito (2005). Vislumbramos na construção do trabalho possíveis encaminhamentos da aprendizagem matemática através da atividade proposta.

Biografia do Autor

João Paulo Fernandes de Souza, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Professor Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática UFMS, Campo Grande, participante do Grupo da Fronteira de Estudo e Pesquisa em Educação Matemática (GFEPEM).

Referências

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Publicado
2019-08-23