ASPECTOS HISTÓRICOS DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NA FRONTEIRA DO BRASIL COM O PARAGUAI (1945 – 1995)

  • Luiz Carlos Pais UFMS
  • Edilene Simões Costa dos Santos Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Késia Caroline Ramires Neves Universidade Federal do Mato Grosso do Sul
Palavras-chave: Educação Matemática. Narrativas de professores. Ensino de Matemática. História de Ponta Porã

Resumo

Este artigo trata da história da educação matemática na região fronteiriça do Brasil com o Paraguai, elegendo como temática a trajetória de vida de professores que exerceram o magistério em Ponta Porã, Mato Grosso do Sul, na segunda metade do século XX. Mais especificamente, o objetivo consiste em descrever elementos da trajetória da professora Edith Elfrida Winckler Antunes, que ensinou matemática entre 1945 e 1995. As informações iniciais foram obtidas através de entrevista realizada com a referida professora, complementadas com outros indicativos culturais da região. Essas fontes foram analisadas a partir do conceito de expertise profissional e de outras noções associadas. Uma abordagem histórica cultural, como descreve Peter Burke, permite destacar que a referida professora foi uma das mais conhecidas e atuantes protagonistas da história da educação matemática no contexto considerado, participando da rede regional de disseminação de saberes, associada à expertise profissional no ensino da matemática. Essa difusão de saberes tem uma relação inicial com práticas oriundas da cultura escolar paraguaia, onde a referida mestra realizou o curso normal, passa pela formação obtida no curso de licenciatura realizado no Brasil e materializa-se no contexto de Ponta Porã e de sua irmã gêmea, Pedro Juan Caballero, no Paraguai.

Biografia do Autor

Luiz Carlos Pais, UFMS
Professor universitário, colaborador do Programa de Pós-Graduação em Educçaão Matemática da UFMS

Referências

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Publicado
2019-09-15