ENSINO MÉDIO COM MEDIAÇÃO TECNOLÓGICA: UM ESTUDO A PARTIR DA TEORIA DA ATIVIDADE
Resumo
O presente trabalho traz uma análise do Projeto Ensino Médio com Mediação Tecnológica implantado no Estado de Rondônia. Este modelo de educação, nos últimos anos, vem ganhando cada vez mais espaço e adeptos. Para tanto, utilizamos os pressupostos da Teoria da Atividade proposta por Engeströn, visando compreender os elementos que compõem o sistema de atividade que envolvem o ensino a partir da experiência deste Projeto. Sendo assim, neste trabalho apresentamos algumas considerações quanto às dificuldades na sua implantação em 2016, bem como as potencialidades a serem exploradas.
Referências
CUNHA, J. F. T. Blended learning e multimodalidade na formação continuada de professores para o ensino de Matemática. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática), Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT. Barra do Bugres, 2018.
ENGESTRÖM, Y. Expansive learning at work: Toward an activity-theoretical reconceptualization. Journal of Education and Work, v. 14, n. 1, p. 133-156, 2001.
ENGESTRÖM, Y.; SANNINO, A. Discursive manifestations of contradictions in organizational change efforts. Journal of Organizational Change Management, v. 24, p. 368–387, 2011.
GALLEGUILLOS, J.; BORBA, M. C. Expansive movements in the development of mathematical modeling: analysis from an Activity Theory perspective. ZDM Mathematics Education, v. 50, p. 129-142, 2018.
MILL, D. Sobre o Conceito de polidocência ou sobre a natureza do processo de trabalho pedagógico na Educação a Distância. In: MILL, D.; RIBEIRO, L. R. C.; OLIVEIRA, M. R. G. (Org.). Polidocência na Educação a distância: múltiplos enfoques. São Carlos: EdUFScar, 2010. p. 23-40.
PÁDUA, E. M. M. Metodologia da pesquisa: abordagem teórico-prática. Campinas: Papiros, 1997.
SOUTO, D. L. P. Transformações expansivas na produção matemática on-line. 1. ed. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2014.