CONT4NDO HISTÓRIAS: AS AVENTURAS DE JOÃO E GUSTAVO

  • Gustavo Fernando Bernardes da Silva Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD
  • Tiago Dziekaniak Figueiredo Universidade Federal da Grande Dourados
Palavras-chave: História em Quadrinhos, Ensino de matemática, Projeto de ensino na graduação

Resumo

Estar no processo de formação inicial de professores é estar em um campo de estudos voltados à docência e ao ato de compreender-se como parte de uma sociedade que busca o desenvolvimento intelectual dos sujeitos que transitam pelas culturas que constituímos e que nos constituem. Neste sentido, é fundamental fazer deste processo inicial de formação um amplo espaço de discussão e proposição de atividades voltadas aos processos de ensinar e aprender, em especial, aos processos de ensinar e aprender matemática. Tardif (2014) ao propor e definir os saberes que constituem a docência expressa que muitos destes saberes são constituídos na formação inicial de professores. Desta forma, fazer deste processo formativo uma possibilidade de pensar e produzir materiais didáticos para os processos de ensinar e aprender matemática caracterizam uma parte fundamental desta formação, como possibilidade de despertar o interesse e a perspectiva inovadora e criativa dos professores, os quais segundo Lévy (1999) lidam com sujeitos imersos em uma cultura digital e que estão cada vez menos interessados em seguir cursos rígidos sem conexão com suas realidades. Neste sentido, realizamos um Projeto de Ensino na Graduação (PEG) intitulado “Cont4ndo histórias: as aventuras de João e Gustavo”, visando despertar o “eu pesquisador” que tão necessariamente precisa ser instigado na formação de professores em contextos emergentes como o que vivemos, buscando assim distintas formas de linguagens para o ensino de matemática. No projeto, tivemos como objetivo principal planejar e produzir um livro digital no formato de histórias em quadrinhos relacionando conteúdos de matemática voltados ao sexto ano do Ensino Fundamental. A produção foi dividida em 3 etapas sendo elas: 1) Pesquisa bibliográfica: Esta etapa serviu para delinear/teorizar os conteúdos a serem abordados na elaboração do material didático; 2) Elaboração das atividades (Sete módulos) que compõem o livro com base nos seguintes conteúdos: sistema de numeração, operações com números naturais, frações, medidas de comprimento, números racionais, polígonos e porcentagem, nesta fase, recorremos a elaboração de “tirinhas” que serviram para desencadear a exploração dos conteúdos que foram apresentados de forma articulada as situações-problema que propomos; 3) Por último tivemos a organização e publicação do livro: esta etapa serviu para agrupar os módulos produzidos de forma sequencial, afim de organizar as atividades em formato de livro digital, o qual foi publicado em formato e-book na página do Grupo de Pesquisa Tecnologias na Educação Matemática – GPTEM/CNPq da UFGD. Assim chamamos a atenção para importância dos Projetos de Ensino na Graduação, em especial, para a produção realizada no PEG que relatamos neste trabalho, uma vez que o uso de histórias em quadrinhos para ensino de conteúdos das mais diversas áreas vem ao longo dos anos se mostrando como uma pratica recorrente, principalmente quando buscamos em livros didáticos, alguns personagens utilizados nos mesmos ganham até considerável fama aqui no Brasil como a Mafalda do escritor Argentino Quino ou Calvin e Haroldo do Norte-Americano Bill Watterson. Embora essa prática seja recorrente e obtenha um certo sucesso em estimular e chamar a atenção dos alunos, pouco material se vê produzido no campo da matemática uma vez que existe a dificuldade em criar um roteiro consistente e que apresente a matemática com um significado para o aluno.

Referências

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 17. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.

LÉVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo: Editora 34, 1999.

Publicado
2019-09-15