O USO DO CELULAR NA PRODUÇÃO DE VÍDEOS: DISCUTINDO QUADRILÁTEROS
Resumo
Relacionar produção de vídeos, uso de smartphone, aprendizagem matemática e sala de aula não é um trabalho muito fácil, mas firmamos que é muito enriquecedor, tanto para nós professores, quanto para os alunos que estão envolvidos. Desta forma, buscamos com esta pesquisa investigar o que acontece quando alunos são convidados a produzirem vídeos digitais sobre quadriláteros em aulas de matemática utilizando o celular após participarem de atividades sobre esse tema explorando o GeoGebra Mobile? Onde objetivamos apresentar e discutir as relações entre o sistema de atividade idealizado e o sistema inicial de um grupo de alunos. Por meio de uma pesquisa qualitativa, com intervenção pedagógica em uma turma de sexto ano do Ensino Fundamental de uma escola estadual de Campo Grande/MS e amparados na Teoria da Atividade (Engeström, 2001), temos que, por mais que nosso planejamento tenha necessitado de ajustes perante as necessidades da escola, os alunos nos surpreendem ao relacionarmos as tecnologias digitais com a sala de aula, pois desenvolvem trabalhos de maneira dinâmica e criativa.